Postado em 16 de Novembro de 2018 às 16h20

“Jornalismo Cultural e crítica: a literatura brasileira no suplemento Mais!”

Notícias em destaque (318)

O caderno Mais!, publicado de 1992 a 2010, no jornal Folha de S. Paulo, era um dos principais suplementos de divulgação da literatura no país, foi um grande referencial para o jornalismo cultural brasileiro, além de ter sido bastante prestigiado entre o público especializado.

Neste excelente trabalho de pesquisas e análise que captura essas condições mutáveis dos suplementos literários que enfocou a literatura brasileira nos anos 1990, a obra “Jornalismo Cultural e crítica: a literatura brasileira no suplemento Mais!”, de Marcelo Lima, analisa a permanência de escritores e críticos ligados à tradição modernista nas páginas do jornal, em detrimento da exposição dos nomes que formam a produção mais recente. Ao longo do tempo, o Mais! elegeu autores do cânone nacional tendo como base valores de uma tendência da crítica que começou a se formar com o Modernismo e que se consolidou na universidade e na imprensa paulistana.

Esta obra tem grande contribuição para diversas áreas, abordando assuntos como: história do jornalismo brasileiro, história da literatura, sociologias da leitura, crítica literária, literatura e cultura brasileiras. Além disso, valoriza o jornal como fonte de conhecimento e registro histórico valioso.

Veja também

5ª Festa do Livro da Argos continua!22/11/19 A 5ª Festa do Livro da Argos, realizada nos dias 19 e 20 de novembro, na Unochapecó, foi um sucesso. Alunos, professores, técnicos e público externo aproveitaram e adquiriram várias obras do catálogo da Argos com descontos de até 70%.Para aqueles que não conseguiram participar, temos uma ótima notícia: a Festa do Livro continua na Loja Virtual da......
“Os sinos se dobram por Alfredo”06/12/18 A Editora Argos já está na segunda edição impressa de “Os sinos se dobram por Alfredo”. Este livro, de Paulino Eidt, tem como propósito expor a trama de relações culturais, econômicas e......

Voltar para Notícias