Oral por escrito: A oralidade na ordem da escrita, da retórica à literatura
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No conjunto de textos que compõem este livro, escritos a partir do ponto de vista da antropologia, da história e dos estudos literários, há em comum uma arqueologia de discursos que remove, nos materiais estudados, as camadas de sentido, permitindo com isso imaginar as modalidades históricas de seus usos sucessivos, inclusive os acadêmico-disciplinares. Assim, se vai, de certo modo, na contramão da monumentalização histórico-literária dos discursos, construída no interior de sistemas críticos que só permitem abstrair o caráter de acontecimento do oral, apagando ou tornando por vezes invisíveis suas manifestações ou os seus “índices” aos olhos do leitor do presente.
Ano da publicação: 2018 Co-edição: Editora UFSC ISBN: 978-85-7897-219-6 Número de páginas: 258 Organizadora: Andrea Daher
No trabalho de José Alexandre o resultado do efeito Warat está presente. Abre-se ao sensível, na pretensão de formar um jurista crítico-sensível. Direito e Literatura, na clareira bancada por Lui
Num período que se estende de fins do século XVII ao início do XX, as artes verbais passam por um processo de verdadeira reinvenção, configurando-se um trânsito que conduziria do velho conceito de
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Originalmente uma pesquisa de doutorado, este livro procura entender como o suplemento Mais!, publicado de 1992 a 2010, no jornal Folha de S. Paulo, enfocou a literatura brasileira nos anos 1990 e início dos anos 2000. A partir da
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Nesta coleção, selecionamos 368 receitas que respondem, de forma simples e rápida à pergunta – O que é o jantar?Entre as sugestões de carne, peixe, sopas, refeições ráp
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A palavra mandala designa uma imagem organizada ao redor de um ponto central. É uma manifestação simbólica da psique humana. Inúmeros exemplos de mandalas são encontrados na natureza, desde a org
A loucura como parte integrante da própria razão: eis uma proposição tão espantosa que se resiste a aceitar. Mais fácil defini-la como doença mental ou desvio social. Pois é da rela
Chartier surpreende afinidades e contradições entre ordens discursivas muito diferentes, como o universo do manuscrito, o mundo da cultura impressa e a contemporaneidade da era digital. Nesse caso, o historiador mostra-se c