Como Publicar

Política de publicação da Argos Editora da Unochapecó


É com satisfação que a Editora Argos da Unochapecó apresenta sua Política de Publicação. Aqui você tem conhecimento de todos os passos e critérios adotados para a avaliação de originais e publicação de livro.

A Editora Argos da Unochapecó recebe original para avaliação de autor acadêmico de todas as instituições do Brasil e exterior. Ao Conselho Editorial compete a apreciação da proposta. Alguns critérios para o trâmite do original são rigorosamente seguidos, o que assegura a qualidade da produção editorial de nossa editoria.

O primeiro e, talvez, o mais relevante dos critérios é que a proposta atenda a linha editorial, que privilegia trabalhos originais nas várias áreas do conhecimento. A Argos busca a edição de obras de valor técnico, científico, artístico e literário, bem como a publicação de obra traduzida. São bem-vindas proposta de coedições com outra editora universitária ou comercial.

Linhas editorias da Argos:

  • Debates: Traz à tona uma temática sobre a qual são apresentados diferentes olhares a partir dos próprios autores e da produção científica já existente.
  • Didáticos: São obras teórico-práticas que auxiliam na formação acadêmica. Inclui conteúdos voltados para a pesquisa de termos e antologias.
  • Grandes Temas: Resultados de pesquisas de caráter stricto e lato sensu ou oriundas de orientações e de textos de autores estrangeiros.
  • Perspectivas: São obras que possuem uma pré-indicação para publicação. Geralmente provenientes de editais de entidades ligadas ao desenvolvimento das instituições de Ensino Superior.
  • Regionais: Retrata os fatos e o cenário da região Sul do Brasil, mais especificamente do oeste catarinense.

Importante: todo o conteúdo pode ser publicado nos formatos impresso ou e-book.

Processo de seleção, avaliação e produção editorial

Fase 1 – Apresentação da proposta

1. O autor deverá preencher a proposta de publicação de acordo com as Normas do manual do Autor. Acesse o formulário da proposta e manual do autor.

2.  Deve ser entregue na secretaria da editora:

  • Proposta de publicação preenchida;
  • Duas (2) vias impressas da obra sem a identificação da autoria no cabeçalho da página ou no rodapé;
  • Curriculum vitae resumido do autor e/ou do organizador do trabalho em uma única página.

3. Ao enviar a obra para análise, o autor/organizador se compromete com a Editora Argos a não submetê-la a outra editora concomitantemente.

4. Não serão aceitas para análise as obras em formato e linguagem de tese ou dissertação. O autor deve ajustar para o formato de livro antes de submetê-lo ao Conselho.

5. Não são recebidos para análise textos de ficção, poesias e crônicas, pois não se enquadram na linha editorial adotada por esta Editora.

6. O coordenador da Editora analisará esses documentos e decidirá pela continuidade ou não do processo de análise da obra.

Fase 2 – Avaliação dos originais

1. Os originais de textos aprovados na Fase 1 serão objeto de avaliação formal de mérito pelo Conselho. Para isso, o original será submetido a avaliação de pareceristas  e/ou assessores ad hoc e, posterior, parecer de um Conselheiro que submeterá a apreciação do Conselho Editorial. O transcorrer destas avaliações tem um prazo médio de 120 dias.

2. Os originais para avaliação devem ser apresentados em forma definitiva. Não se aceitarão para análise trabalhos incompletos ou que prevejam, após o momento de sua apresentação, reformulações amplas. A entrega de trabalhos incompletos implica o cancelamento do processo de avaliação.

3. Teses de doutorado ou livre-docência não devem ser apresentadas ao Conselho Editorial antes de sofrer as adequações necessárias à forma de livro, isto é, antes de o discurso passar por ampla revisão feita pelo próprio autor, contemplando a redução substancial das referências bibliográficas e das notas de rodapé, bem como a reformulação das demais partes do texto que caracterizam exclusivamente o trabalho acadêmico apresentado a uma banca.

4. Com base na avaliação de mérito, o Conselho Editorial decidirá pela aceitação ou não do trabalho, dependendo de sua adequação à linha editorial e da viabilidade econômica de sua produção.

5. O resultado final da avaliação será comunicado ao autor e/ou organizador por via eletrônica.

Obras estrangeiras:

1. A sugestão de publicação de uma obra estrangeira segue, em geral, o mesmo trâmite dos trabalhos nacionais.

2. As obras estrangeiras aceitas para publicação apenas são encaminhadas para produção (tradução, revisão, editoração eletrônica etc.) após negociação com a editora estrangeira responsável pelos direitos patrimoniais do autor da obra, que resultará se houver acordo entre as partes, na assinatura de contrato.

Fase 3 – Preparação e entrega dos originais de obras aprovadas

1. Aprovada a publicação, a secretaria da Editora entrará em contato com o autor/e ou organizador.

2. O autor deverá entregar a versão definitiva do seu texto, de acordo com normas específicas que lhe serão encaminhadas pela Editora.

3. Não serão aceitas substituições ou inclusões de capítulos, parciais ou não, posteriores à aceitação do livro pela produção da Editora. Se isso ocorrer, o processo de produção do livro será interrompido até decisão da direção da Editora sobre os procedimentos a serem tomados.

4. A obra não poderá ser entregue para produção em forma incompleta. Entende-se por incompleta a obra que for apresentada sem qualquer das suas partes textuais.

5. Todas as obras aprovadas são inseridas em um cronograma de publicações.

6. Após a entrega dos originais e a certificação, por parte do setor de Editoração, de que não há pendências, é iniciado o processo de produção.

7. Cabe à Divisão Editorial e de Revisão a responsabilidade sobre a produção, que envolve: preparação de originais, revisão, criação do projeto gráfico, editoração eletrônica, criação da capa etc.

8. Uma vez iniciado o processo de produção, o autor só poderá realizar intervenções no texto para sanar problemas da preparação, da revisão ou da diagramação do livro.

9. Depois de diagramado, o texto será apresentado ao autor, para apreciação final.

10. A Argos Editora da Unochapecó não possui parque gráfico. Assim, os serviços gráficos serão contratados.

11. Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos pelo e-mail: argos@unochapeco.edu.br ou fone: (49) 3321-8218.

12. O endereço para remessa de materiais:
Argos Editora da Unochapecó – Av. Senador Attílio Fontana, 591 E, bairro Efapi – CEP: 89809-000, Chapecó-SC.

Material complementar