A cultura escolar vem sendo abordada por muitos autores, que têm procurado definir, caracterizar e expressar essa perspectiva de entendimento relativa às questões do universo da escola e dos sujeitos que nela convivem. Procuram-se as temáticas da escola partindo do interior dela, ou seja, do diálogo com o que efetivamente acontece, e não apenas com as determinações estruturais, governamentais, legais.
Ano da publicação: 2012 Capa: Dura ISBN: 978-85-7897-035-2 Organizadores: Elison Antonio Paim; Giani Rabelo; Marli de Oliveira Costa
Esta obra é o resultado das aproximações empreendidas por diferentes atores com a alimentação escolar, cada um abordando-a a partir de suas experiências e trajetórias, teóricas e pr&
A crítica da autora descarta “toda a estética e toda a fetichização da literatura; pensa em sua materialidade, nos suportes concretos do livro, na indústria literária e cultural, as editora
Esta obra é uma tentativa de trabalhar a história e a cultura pela mediação da memória; apresenta uma narrativa fluida e instigante, com um tratamento teórico-metodológico que articula uso
A obra reúne artigos apresentados no X Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional (Regiocom), realizado na Unochapecó, no período de 10 a 12 de agosto de 2005. O livro
Originalmente uma pesquisa de doutorado, este livro procura entender como o suplemento Mais!, publicado de 1992 a 2010, no jornal Folha de S. Paulo, enfocou a literatura brasileira nos anos 1990 e início dos anos 2000. A partir da
Este livro aborda um tema de vital importância para a continuidade da agricultura familiar, qual seja, a juventude rural e as várias questões que lhe afetam. São analisadas a problemática da sucessão familiar, as transformações no mundo
Como o título escolhido para este volume indica, o nosso propósito não é prestar uma simples homenagem reconciliadora aos cinquenta anos de um acontecimento passado já sem ressonância em um presen
Arlene Renk apresenta narrativas do diferente como parte constituinte do coletivo. Etnias e identidades se relacionam para formar o que chamamos de região. A partir de diversas narrativas, muitos questionamentos são suscita
Maria Lucia de Barros Camargo, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, analisa as poesias de Ana Cristina Cesar, uma das escritoras mais significativas no quadro da literatura brasileira contemporânea, c
No conjunto de textos que compõem este livro, escritos a partir do ponto de vista da antropologia, da história e dos estudos literários, há em comum uma arqueologia de discursos que remove, nos materiais
Esta obra, do professor Alceu Antonio Werlang, contribui para o entendimento do processo de colonização do oeste catarinense. A pesquisa mantém seu significado e importância e é disponibilizada aos profi
Este livro pretende oferecer diversas visões a respeito da Arte em uma mesma obra, provenientes de estudos com bases teóricas distintas. O leitor é convidado a buscar, em fontes diversas, respostas (ou mais perguntas