A produção literária, cultural e artística entre 1890-1920 reunida sob o termo “Belle Époque” é representada na historiografia com um pálido traço que sugere transi&cced
Em Mito e literatura, o leitor encontrará essencialmente cinco aulas de hermenêutica. Na verdade, são autênticas master classes, dedicadas a cinco obras da literatura latino-americana do século XX que seg
A obra “O labirinto e o plano: textos seminais para os estudos literários (1905-2017)” é a mais recente contribuição de Roberto Acízelo de Souza para a área de Letras e a de Humanidad
Reúnem-se neste volume ensaios representativos dos estudos especializados do autor desenvolvidos nos últimos 12 anos. Não obstante a multiplicidade dos tópicos tratados – desde uma escritora do sé
O trabalho de maior responsabilidade de Sylvia Molloy foi o de articular a literatura à ética, pelos elementos autorreflexivos que fazem a graça e a perdição do texto autobiográfico. Sua escrita
Num período que se estende de fins do século XVII ao início do XX, as artes verbais passam por um processo de verdadeira reinvenção, configurando-se um trânsito que conduziria do velho conceito de
Com textos assinados por pesquisadores de diferentes quadrantes do País e ocupando-se de obras em circulação em diferentes momentos e recorrendo a diferentes matrizes teóricas e críticas, este livro n&a
Chartier surpreende afinidades e contradições entre ordens discursivas muito diferentes, como o universo do manuscrito, o mundo da cultura impressa e a contemporaneidade da era digital. Nesse caso, o historiador mostra-se c
Esta obra propõe a leitura individual de todos os romances de Machado de Assis, além de apontar hipóteses para a leitura dos contos e das crônicas. Os textos reunidos apostam na necessidade de revigorar os estu
A crítica da autora descarta “toda a estética e toda a fetichização da literatura; pensa em sua materialidade, nos suportes concretos do livro, na indústria literária e cultural, as editora
As relações imagem/contexto, imagem/leitura, imagem/mensagem, arte, vida, identidade e memória são descritas e desdobradas por Raúl Antelo. Obras são lidas, e imagens são remontadas em um
O conceito de "esquizofrenia produtiva" estrutura o livro, e as duas últimas seções oferecem uma possível demonstração através da análise de textos específicos. A i
No conjunto de textos que compõem este livro, escritos a partir do ponto de vista da antropologia, da história e dos estudos literários, há em comum uma arqueologia de discursos que remove, nos materiais
O referente errante propõe um outro T. S. Eliot, muito diferente do paladino da reedificação da ordem pela perfeição estética. Em vez de escritor reformador, ou reformador escritor, Eliot transfo
A autora empenha-se em estabelecer uma relação lúdico-amorosa entre as crianças e os livros, criando o desejo de ler e encaminhando a construção de leituras significativas. Eloí acredita,
A obra propõe a leitura da literatura das últimas décadas a partir do modo como recoloca em cena os problemas do conhecimento e da experiência na literatura, reformulados pela modernidade e, num certo sentido,
A obra faz uma reflexão sobre o jornalismo cultural, apresentando uma questão fundamental para entender as últimas décadas: a troca de um projeto de futuro por uma reiterada presença do passado no prese
Este livro é composto de ensaios que olham para a leitura dando visibilidade para leitores lendo. Este gesto é decisivo porque olhando as práticas dos outros podemos pensar as nossas. A começar pela compreens&
“Professora de literatura formada na Universidade de Rosário, após ter lecionado, entre outras cidades, em Buenos Aires, Berkeley e Nova York, há vários anos Ludmer é catedrática de literat
Fazendo escola (ou refazendo-a?) é um instigante mergulho no universo do ensino da arte e da formação de artistas. Um dos grandes pensadores da atualidade no campo da arte, Thierry de Duve escreve a partir de suas ex