A Associação Chapecoense de Futebol completa 50 anos. Veio ao mundo no dia 10 de maio de 1973. Este livro é, principalmente, uma singela homenagem do autor para o cinquentenário da Chape. Cinquenta anos n&atil
Conhecido pela defesa do imaterialismo, o filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753) fez importantes contribuições para várias áreas fundamentais da filosofia (metafísica, filosofia da c
Luiz César de Sá se interroga neste livro sobre as técnicas letradas na base do funcionamento de querelas da França dos séculos XVI e XVII. Os métodos empregados na análise de escritos
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudad
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudadas f
Por mais familiares que os termos estampados no titulo deste ensaio possam parecer, atestam a grande distância que nos separa de um passado em que a conveniência necessária entre as palavras e as coisas estava exposta
A produção literária, cultural e artística entre 1890-1920 reunida sob o termo “Belle Époque” é representada na historiografia com um pálido traço que sugere transi&cced
Em Mito e literatura, o leitor encontrará essencialmente cinco aulas de hermenêutica. Na verdade, são autênticas master classes, dedicadas a cinco obras da literatura latino-americana do século XX que seg
Organizador: Alexsandro Stumpf Todos os textos aqui apresentados demonstram a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão nas diversas áreas do conhecimento. São trabalhos desenvolvidos tanto por estudantes e professores da Unochapecó, quanto por pesquisadores e estudiosos de outras instituições de ensino, visto que a 8ª edição, o SIEPE buscou tornar ainda mais visível toda esta vasta produção acadêmica. Diante da temática “A aproximação dos grupos de pesquisa da universidade”, o evento de 2018 atingiu o recorde de participantes.
Ano da edição: 2024 Organizadores: Martin Kuhn, Daniela Leal, Diego Orgel Dal Bosco Almeida ISBN: 978-658032957-1 Páginas: 391 O que pode, afinal, o conhecimento em Educação? Em um contexto marcado pelo excesso de discursos e por transformações nos planos cultural, econômico, político e tecnológico, refletir sobre como produzimos conhecimento torna-se uma tarefa importante. Das reflexões às ações, quais mundos existem e que outros mundos são possíveis? A partir de perspectivas dos diversos campos de estudos da Educação, o VIII Colóquio Integrado das Linhas de Pesquisa e o II Seminário Diálogos Internacionais de Educação, realizados de forma concomitante, buscam contribuir para reflexões sobre a produção de conhecimento na área de Educação em diferentes perspectivas: formação de professores, currículo, práticas pedagógicas, diversidade, interculturalidade e educação inclusiva.
Ano da edição: 2022 Organizadores: Saulo Gomes Thimóteo; Valdir Prigol ISBN: 978-65-88029-64-0 Páginas: 180 Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível que lhe deres: Trouxeste a chave? “Procura da poesia” Carlos Drummond de Andrade
Ano da edição: 2021 Autores: Júlio César Zilli , Valdir Scarduelli Neto, Fernando Locks Machado, Janini Cunha de Borba ISBN: 978-65-88029-21-3 Páginas: 114 O e-book “Do Sul Catarinense (AMREC) para o Mundo: Exportação de Práticas e Soluções Inovadoras” preenche uma lacuna importante ao propor suprir as carências de conhecimento do participante do universo internacional ao mesmo tempo em que facilita o acesso às estratégias de gestão e competitividade. A louvável iniciativa de reunir em um e-book os resultados da pesquisa realizada em quarenta e sete empresas exportadoras da região carbonífera do estado de Santa Catarina pelo Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais - GENINT da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), permite apresentar não somente proposições teóricas e aplicadas sobre as estratégicas de gestão e competitividade em negócios internacionais, mas também o conhecimento de quem precisa renovar constantemente a forma de inserção em um mundo competitivo.
Ano da edição: 2012 Autoras: Arlene Renk, Eliane Fistarol ISBN: 978-85-7897-095-6 Páginas: 149 Arlene Renk foi muito feliz em escrever um dicionário nada convencional, pois dicionários são sempre chatos, grandes, pesados e só nos dão as noções, conservadoras, dos vocábulos. No Dicionário nada convencional os vocábulos não recebem meras significações, eles são analisados e contextualizados, apresentando aquilo que realmente contribui para a visão ampla do mundo, para a quebra de padrões e preconceitos tão presentes em nossa cultura. Talvez por isso este livro tenha alcançado um público expressivo, superando as expectativas de venda. A 2º edição do Dicionário nada convencional chega ao público com uma nova cara. O texto, extremamente prático e bem formulado, teve poucas alterações, contudo, a nova estrutura de diagramação deixou-o mais agradável de ser lido. O corpo do livro recebeu um tratamento especial, com fotos de Eliane Fistarol que demonstram a competência e sensibilidade dela ao captar momentos de tamanha simplicidade e, ao mesmo tempo, cheios de significados, assim como o texto.
Ano da edição: 2013 Autora: Rosa Salete Alba ISBN: 978-85-7897-110-6 Páginas: 150 A partir de uma perspectiva dialética, Rosa Salete Alba procura demonstrar que a construção do espaço geográfico é produto do trabalho dos seres humanos e suas relações sociais em determinado período histórico. O livro está constituído em três momentos, onde a autora parte da síntese histórica, passando pelo papel do estado na formação econômica, até chegar no sistema agroindustrial e processo de desenvolvimento das agroindústrias em Chapecó (SC).
Organizadoras: Michele Domingos Schneider, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Elisa Netto Zanette Cada vez mais frequentes no âmbito educacional, os debates e as reflexões têm enfatizado a necessidade de implementar formas de ensino diferenciadas, na busca de melhores estratégias que atendam a contextos sociais e profissionais emergentes. As metodologias ativas no ensino superior se caracterizam como estratégias que possibilitam o protagonismo dos estudantes na elaboração do conhecimento, do desenvolvimento de competências e na sua efetiva aprendizagem, com a mediação de docentes, que buscam inovas no processo de ensino. Na contemporaneidade, essas metodologias são potencializadas pelo uso de tecnologias digitais que ampliam as formas de comunicação, interação e socialização entre os envolvidos no processo educativo. Este livro apresenta uma coletânea de resultados de pesquisas empíricas e cientificas de autores, integrantes de grupos de pesquisa, envolvidos no estudo das possibilidades pedagógicas de uso de tecnologias digitais e metodologias ativas na educação. Inclui a investigação sobre as percepções da docências e experiências de ensino acerca da utilização de metodologias de aprendizagem ativas no ensino superior como alternativas para o processo de ensino e aprendizagem.
Ano de edição: 2023 Organizadores: Maria Aparecida Lucca Caovilla (orgs) ISBN: 978-85-7897-353-7 Páginas: 282. O projeto denominado “Agenda 2030: Experiências da Colaboração Interinstitucional de Pesquisas e Observatórios para Subsidiar Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável” estabeleceu como uma de suas metas a disseminação da Agenda 2030 e o estudo especializado em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para apoiar e subsidiar a (re)elaboração de políticas públicas e diretrizes para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental a partir de experiências interinstitucionais de pesquisas no âmbito de atuação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Chapecó, Santa Catarina), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Ijuí, Rio Grande do Sul), Universidad Nacional de Misiones (Misiones/Argentina) e Universidad Gastón Dachary (Misiones/Argentina). As atividades deste projeto contribuem para a ciência, pois sustentam-se na produção de pesquisas que dão suporte às políticas e aos serviços públicos, como: desenvolvimento socioeconômico, socioambiental e político sustentável; inserção científica no mundo social e apropriação consciente desses avanços para o fortalecimento da democracia e de uma cidadania plena, em conformidade com a Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que propõe o avanço de todas as áreas do conhecimento, o equilíbrio regional transfronteiriço, o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população da região Oeste do Estado de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande do Sul e Nordeste da Argentina, em sintonia com os objetivos da Agenda 2030 da ONU. Ainda, a execução deste projeto vem incentivando a integração de pesquisadores, docentes, estudantes, profissionais, empreendedores e demais agentes, buscando a solução de desafios e problemas regionais, estaduais e internacionais, na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãs da região de fronteira. Importante destacar que a presente obra foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Estado de Santa Catarina (FAPESC), no âmbito do Edital de Chamada Pública FAPESC No. 15/2021 - Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe - Termo de Outorga: No. 2021TR001154. A Rede de Observatórios Latino-Americanos para efetivação da Agenda 2030- REDE OBSERVA AG2030 deseja uma boa leitura!
Volta às aulas 2018 já começa com possibilidades de aumentar sua estante de livros e também seu conhecimento. Os kits estarão com desconto especial, incentivando a leitura de obras científicas e, assim, visando o melhor desempenho dos acadêmicos na universidade. A promoção estará disponível na loja virtual da Editora (www.unochapeco.edu.br/argos) e na Livraria Universitária da Unochapecó. Terá início no dia 19 de fevereiro e será encerrada no dia 9 de março.
Sylvia Molloy nasceu em Buenos Aires, mas reside há décadas nos Estados Unidos, onde é professora emérita da New York University. Sua brilhante trajetória acadêmica inclui ainda a docência na Princeton University e na Université de Paris, assim como sua atuação como professora de literatura hispano-americana na Yale University. O trabalho de maior responsabilidade de Sylvia Molloy foi o de articular a literatura à ética, pelos elementos autorreflexivos que fazem a graça e a perdição do texto autobiográfico. Sua escrita é o meio pelo qual descreve elementos como lembrança, ficção e autorretrato. “Vale o escrito” enaltece a escrita, descrevendo e retratando a produção literária hispano-americana como autobiografia.
Neste domingo (14/05) comemoramos o Dia das Mães. Por esta data ter um grande valor simbólico de carinho e de amor, preparamos uma promoção especial para comemorar, com você e sua mãe, esta data especial. São 9 kits de livros da Argos separados especialmente para a data. Confira na Loja Virtual da Argos (http://www.unochapeco.edu.br/argos) ou na Livraria Universitária da Unochapecó. Boa leitura!
Em busca da investigação sobre o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro e sua manifestação no território, a obra traz resultados de um estudo sobre relações entre as desigualdades socioterritoriais, falando da exposição do processo de acumulações de capital e suas repercussões sobre o território nos períodos mais recentes.As razões que levaram o autor a realizar pesquisas nesta área e dedicar atenção às relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico, o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social no Brasil foi a carência sobre a reflexão do tema. Mesmo com poucas pesquisas na área, esta obra é uma pequena contribuição para questões de desenvolvimento econômico e social no País. Assim, traz um estudo mais adequado de um sistema que está em busca de um desenvolvimento geográfico menos desigual no Brasil.Os conceitos, as definições e o referencial que fundamentam a análise desenvolvida ao longo da obra apresentam dados e interpretações através do envolvimento de instituições, que estão em busca do desenvolvimento econômico e social do País. Sobre o autor Ivo Marcos Theis é economista, tem doutorado em Geografia pela Elberhard Karls Universität Tübingen (Alemanha) e pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como docente e pesquisador no programa de pós-graduação em desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), junto ao qual coordena o Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional (NPFR). É bolsista de Produtividade e Pesquisa do CNPq (Nível 2). Tem sido autor e organizador de diversos livros, o último dos quais – Desenvolvimento local/regional na periferia do capitalismo mundializado – publicado pela editora da FURB em 2014.
As aulas começaram e, além de vários lançamentos exclusivos, a Editora Argos preparou descontos imperdíveis! Entre os dias 8 e 16 de agosto de 2019, todos os livros estarão com até 70% de desconto para compras efetuadas na Loja Virtual da Editora (www.editoraargos.com.br) e na Livraria Universitária. Nos dias 12 e 13 de agosto de 2019, será realizada a Volta às Aulas na Argos, das 15h às 21h30, na Unochapecó, próximo ao DCE – uma oportunidade para você adquirir as obras da Editora com descontos especiais e concorrer ao sorteio de kits com obras da Argos. Ótimas leituras com a Editora da nossa Universidade que é nota máxima no MEC! * Frete não incluso.
Por Luís Antonio Torelli (Publishnews, 13/07/2016).Acabam de ser divulgadas duas pesquisas essenciais para entendermos e atendermos melhor ao desafio de democratizar o livro no Brasil. A primeira é Produção e Vendas do Setor Editorial, ano base de 2015, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), para a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e para o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). A outra é a quarta edição de Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro, com o patrocínio das duas entidades e da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros).Texto completo em: <http://www.publishnews.com.br/materias/2016/07/12/e-preciso-redimir-o-brasil-pela-leitura>.
No início do mês de maio, a Editora Argos da Unochapecó lançou novos títulos. Em cada uma das obras, diferentes perspectivas do conhecimento são abordadas. Ao todo são três novos livros e um e-book, que chegaram para compor o catálogo da Editora, que já conta com mais de 300 exemplares. São eles: “E a literatura, hoje?”, de Roberto Acízelo de Souza; “Oral por escrito: a oralidade na ordem da escrita, da retórica à literatura”, por Andrea Daher; “O referente errante”, de André Cechinel; e “Valorização da comunicação acadêmica no fortalecimento da universidade”, organizado por Carolina Riviera Baretta e Alexsandro Stumpf. Todos os títulos estão disponíveis para compra no site da Argos. O e-book está à disposição para download gratuito. Normalmente, a Argos lança uma média de 12 obras por ano.Confira um pouco sobre cada uma das obras lançadas:“E a literatura, hoje?”, por Roberto Acízelo de SouzaA exemplo do livro “Variações sobre o mesmo tema”, figuram neste volume trabalhos representativos dos estudos especializados do autor. Homogêneos quanto à perspectiva conceitual adotada, os ensaios e as entrevistas aqui reunidos diversificam-se, contudo, quanto a seus temas e objetos. Tratam de questões literárias e sócio-político-culturais da atualidade, mas também de problemas históricos, como as concepções de romance anteriores à consolidação do formato moderno do gênero. Os textos se caracterizam tanto pela objetividade e rigor que se esperam da escrita acadêmica quanto pela clareza e fluência, o que os recomenda a leitores das mais diversas formações.“Oral por escrito”, por Andrea DaherOs textos que compõem este livro foram escritos a partir do ponto de vista da antropologia, da história e dos estudos literários. Todos têm em comum uma arqueologia de discursos que remove, nos materiais estudados, as camadas de sentido, permitindo com isso imaginar as modalidades históricas de seus usos sucessivos, inclusive os acadêmico-disciplinares. Assim, se vai, de certo modo, na contramão da monumentalização histórico-literária dos discursos, construída no interior de sistemas críticos que só permitem abstrair o caráter de acontecimento do oral, apagando ou tornando por vezes invisíveis suas manifestações ou os seus ‘índices’ aos olhos do leitor do presente.“O referente errante”, por André CechinelA obra propõe um outro T. S. Eliot, muito diferente do paladino da reedificação da ordem pela perfeição estética. Em vez de escritor reformador, ou reformador escritor, Eliot transforma-se em um enigma. As notas que deveriam explicar e ordenar os quadros díspares de “The Waste Land” realizam o contrário: remetem a outros textos, suscitam outras questões, criam outros problemas. Sua posição torna-se de difícil localização, pois não mais podem ser tidas como um complemento exterior, uma espécie de elucidação de autoridade, nem como parte rigorosamente interna do poema. Cechinel argumenta convincentemente que Eliot, ao parecer asseverar, esquiva-se, que ao invés de pontífice é um expert em máscaras. O resultado final aproxima o autor do esteticismo, que afinal foi uma de suas influências, mas também o liga à desconstrução – o que aponta para um interessante parentesco entre o movimento literário e o filosófico. No bojo de ‘O referente errante’ está uma noção de negatividade estética como aquilo que recusa o processo de predicação da crítica através das tentativas de formação de sentido.“Valorização da comunicação acadêmica no fortalecimento da universidade”, por Carolina Riviera Baretta e Alexsandro StumpfUma das formas de garantir a valorização dessa produção e contribuir com a missão institucional de produzir e difundir conhecimento, contribuindo com o desenvolvimento regional sustentável e a formação profissional cidadã, foi a criação do ‘Prêmio Produção Acadêmica’, destinado aos trabalhos que foram destaque durante a socialização no VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó (Siepe). Para se chegar às produções vencedoras, os trabalhos, divididos nas categorias de Ensino, Pesquisa e Extensão, foram apresentados, discutidos e avaliados de forma criteriosa, contando com a participação de avaliadores ad hoc Bolsistas Produtividade Científica do CNPq. Além de receber o troféu e certificado de premiação, os autores das produções de destaque foram agraciados com a oportunidade de publicar o resultado de suas pesquisas e/ou práticas acadêmicas neste livro, o qual se apresenta em formato digital, reunindo uma coletânea de artigos científicos que transparecem a qualidade de produção universitária produzida na Unochapecó e apresentada durante o VI Siepe. Fonte: https://www.unochapeco.edu.br/noticias/novos-titulos-acabam-de-sair-do-forno-na-editora-da-unochapeco.
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril, a data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do escritor, considerado um dos mais importantes da literatura brasileira.No Brasil, o Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril. Essa data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.O Dia da Contabilidade é comemorado anualmente em 25 de abril, a data é uma homenagem ao profissional de contabilidade, responsável pelo controle, planejamento e coordenamento financeiro de uma empresa.No dia 28 de abril comemoramos o Dia Internacional da Educação, que tem como objetivo incentivar e informar a população sobre a importância da educação, seja familiar, seja escolar ou social, para a formação de valores essenciais na vida em sociedade e convívio com outros indivíduos.Para comemorarmos todas essas datas, fizemos uma promoção especial, com livros de cada área celebrada com até 70% de desconto. A promoção é valida de 16 de abril até 30 de abril de 2018, ou enquanto durarem os estoques, somente na Loja Virtual (www.unochapeco.edu.br/argos). Aproveite!