A Associação Chapecoense de Futebol completa 50 anos. Veio ao mundo no dia 10 de maio de 1973. Este livro é, principalmente, uma singela homenagem do autor para o cinquentenário da Chape. Cinquenta anos n&atil
Conhecido pela defesa do imaterialismo, o filósofo irlandês George Berkeley (1685-1753) fez importantes contribuições para várias áreas fundamentais da filosofia (metafísica, filosofia da c
Luiz César de Sá se interroga neste livro sobre as técnicas letradas na base do funcionamento de querelas da França dos séculos XVI e XVII. Os métodos empregados na análise de escritos
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudad
Os estudos aqui reunidos demonstram as tantas possibilidades analíticas que se abrem quando observados os casos de escândalo nas artes e nas letras brasileiras. Por diferentes caminhos, as situações estudadas f
Por mais familiares que os termos estampados no titulo deste ensaio possam parecer, atestam a grande distância que nos separa de um passado em que a conveniência necessária entre as palavras e as coisas estava exposta
A produção literária, cultural e artística entre 1890-1920 reunida sob o termo “Belle Époque” é representada na historiografia com um pálido traço que sugere transi&cced
Em Mito e literatura, o leitor encontrará essencialmente cinco aulas de hermenêutica. Na verdade, são autênticas master classes, dedicadas a cinco obras da literatura latino-americana do século XX que seg
Ano da edição: 2020 Organizadoras: Maria Aparecida Lucca Caovilla Silvana Winckler Bruna Fabris ISBN: 978-65-88029-14-5 Páginas: 374 Em agosto de 2020, o curso de Direito da Unochapecó completou 35 anos de atuação regional. Já o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) celebrou, no mês de março, cinco anos de jornada. Dentre os motivos para comemorar, sobressaem mais de um milhar de profissionais formados pela Unochapecó, em nível de graduação e de pós-graduação Stricto Sensu (bacharéis e mestres em Direito), sem mencionar as inumeráveis turmas de especialistas que buscam nesta Universidade o aperfeiçoamento contínuo! O curso de Direito e o PPGD honram-se pela contribuição à formação intelectual crítica de profissionais e pesquisadores, com vistas à efetivação de práticas jurídicas que levem à promoção dos direitos da cidadania em todas as suas dimensões, com ênfase nos aspectos ambientais e transnacionais, no que diz respeito à pós-graduação. Para comemorar o fechamento deste ciclo, em parceria com o Observatório de Políticas Constitucionais Descolonizadoras para a América Latina (OPCDAL), foi organizada esta edição comemorativa com a participação e contribuição de professores(as) e mestres(as) que fizeram parte da história do Programa Stricto Sensu, com a publicação de artigos científicos em forma de capítulos, distribuídos nas Coletâneas: “Volume I – Direito, Cidadania e Socioambientalismo” e “Volume II – Direito, Cidadania e Atores Internacionais”.
Ano da edição: 2022 Organizadores: Cristiani Fontanela; Andréa de Almeida Leite Marocco; Letícia de Cesaro Gabriel; Rodrigo Barichello. ISBN: 978-85-7897-334-6 Páginas: 58 Esta Cartilha tem por objetivo disseminar a cultura da Propriedade Intelectual, respondendo as principais dúvidas da área. Trata-se de um dos objetivos do projeto para a Manutenção e Consolidação do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Unochapecó junto ao Centro de Inovação Chapecó e ao Pollen Parque Científico e Tecnológico, submetido à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC.
Ano da edição: 2022 Organizadores: Saulo Gomes Thimóteo; Valdir Prigol ISBN: 978-65-88029-64-0 Páginas: 180 Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível que lhe deres: Trouxeste a chave? “Procura da poesia” Carlos Drummond de Andrade
Ano da edição: 2023 Organizadora: Fátima Kremer Ferretti ISBN: 978-85-789-7369-8 Páginas: 130 Logo após a publicação das DCN, a Unochapecó institui a comissão para elaborar o Projeto Político Pedagógico do curso de graduação em Fisioterapia. Duas décadas se passaram desde então, e esses 20 anos de história serão apresentados no primeiro capítulo desta obra: - Fisioterapia: 20 anos em ação no oeste catarinense. Uma trajetória permeada pela dedicação, pelo aprendizado e evolução, pilar de uma formação de profissionais altamente capacitados e comprometidos com a saúde e bem-estar da comunidade. É com grande alegria e orgulho que celebramos esses 20 anos com a publicação dessa obra.
Organizador: Alexsandro Stumpf Todos os textos aqui apresentados demonstram a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão nas diversas áreas do conhecimento. São trabalhos desenvolvidos tanto por estudantes e professores da Unochapecó, quanto por pesquisadores e estudiosos de outras instituições de ensino, visto que a 8ª edição, o SIEPE buscou tornar ainda mais visível toda esta vasta produção acadêmica. Diante da temática “A aproximação dos grupos de pesquisa da universidade”, o evento de 2018 atingiu o recorde de participantes.
Ano da edição: 2023 Organizadores: Cristiani Fontanela, Tuana Paula Lavall e Andréa de Almeida Leite Marocco. ISBN: 978-85-7897-344-5 Páginas: 226 It all started twenty-five years ago. When Fapesc emerged, the 2000s were nothing but an unclear future that inspired fear with all of the turn of the millennium symbology. The state’s technology ecosystem was still incipient, development notices for this purpose from specific agencies were non-existent, and innovation was a common word only in academic circles. It was a long, winding road to get to where we are now. We recovered every aspect regarding contributions that the ecosystem received from other departments, such as the Acafe System, Sebrae, the Certi Foundation, Facisc, Fiesc and business organizations. And how the ecosystem also went in the opposite direction, making a direct impact on the daily lives of universities, institutes and public agencies, as well as on the industry of Santa Catarina. This book also shows how the ecosystem made national and international connections, how we evolved with the passing years, and how this led to the Pact for Innovation, to Intellectual Property assets and to the consolidation of the state of Santa Catarina as a reference in STI.
Ano da edição: 2024 Organizadores: Martin Kuhn, Daniela Leal, Diego Orgel Dal Bosco Almeida ISBN: 978-658032957-1 Páginas: 391 O que pode, afinal, o conhecimento em Educação? Em um contexto marcado pelo excesso de discursos e por transformações nos planos cultural, econômico, político e tecnológico, refletir sobre como produzimos conhecimento torna-se uma tarefa importante. Das reflexões às ações, quais mundos existem e que outros mundos são possíveis? A partir de perspectivas dos diversos campos de estudos da Educação, o VIII Colóquio Integrado das Linhas de Pesquisa e o II Seminário Diálogos Internacionais de Educação, realizados de forma concomitante, buscam contribuir para reflexões sobre a produção de conhecimento na área de Educação em diferentes perspectivas: formação de professores, currículo, práticas pedagógicas, diversidade, interculturalidade e educação inclusiva.
Ano de edição: 2025 Organizadores: Sady Mazzioni, Maurício Leite, Tatiane Salete Mattei, Ana Cláudia Lara Crizel ISBN: 978-85-7897-383-4 Páginas: 384 Está publicação materializa não apenas o sucesso da premiação, mas também deixa legado o empenho e a dedicação das empresas que integram essa importante causa. Ao longo das páginas deste e-Book, há relatos de empresas de diferentes portes, entidades e startups que encontraram na sustentabilidade não apenas uma diretriz ética, mas uma estratégia de inovação, competitividade e impacto positivo. São ações que demonstram como é possível conciliar o desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental - pilares que sustentam um modelo necessário de negócios e legitimado pela sociedade.
“Há uma gota de sangue em cada museu” é uma obra escrita pelo professor Mario de Souza Chagas, mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ele também é poeta e museólogo.Este livro trata do tema museus sob o enfoque da ótica museológica do poeta Mário de Andrade. O título do livro surgiu de um trocadilho com o título do primeiro livro de Mário de Andrade, escrito durante a Primeira Guerra Mundial, “Há uma gota de sangue em cada poema”.Parafraseando o poeta e com base em suas reflexões e práticas, o professor Mario Chagas sustenta que também há uma gota de sangue em cada museu. Segundo o autor, há uma veia poética que pulsa nos museus e na convicção que tanto nos museus quanto nos poemas há um sinal de sangue que conferem a eles uma dimensão demasiadamente humanas.Para adquirir a obra acesse: http://goo.gl/M6ymtg
Em decorrência do aniversário da Editora Argos, que completou 24 anos no mês de abril, foi realizada uma dinâmica entre os alunos, técnicos e professores da Universidade. A brincadeira, baseada em seis perguntas, foi realizada durante o dia 25 de abril, e as questões eram todas relacionadas a conhecimentos básicos sobre a trajetória da Argos, com o objetivo de testar os conhecimentos de cada um em relação à Editora. As perguntas eram objetivas e o primeiro a responder corretamente era o ganhador de um kit com brindes e livros, resultado da parceria entre a Argos e a Livraria Universitária. Os respectivos ganhadores foram: Juliano Luiz Fossá, Marcela do Prado, Ivo Dickmann, Márcia Ione Surdi, Adriana Carolina Bauermann e Alexandre Dalagasperina.Além do quiz, também foi promovido um sorteio em homenagem ao dia mundial do livro, comemorado no mesmo dia do aniversário da Editora, 23 de abril. O sorteio, realizado através do Facebook, teve três premiados: Matheus Grasel, Alda Gosch e Lorivam Cervinski. Os kits eram compostos por livros, caneca, squeeze camiseta e outros brindes organizados pela Editora.
Why João Cezar de Castro Rocha’s writing matter - not only to me, ensaio escrito recentemente por Hans Ulrich Gumbrecht, professor da Stanford University, aborda sobre os desafios que atualmente a escrita acadêmica enfrenta e sobre o posicionamento das Humanidades na ecologia contemporânea dos saberes, estes temas são dois lados do mesmo impasse. Neste ensaio, Gumbrecht desenvolveu uma reflexão acerca da obra “Leituras desauratizadas: tempos precários, ensaios provisórios”, do autor João Cezar de Castro Rocha e publicada pela Argos Editora da Unochapecó.Confira o resumo do ensaio desenvolvido por Hans Ulrich Gumbrecht:“Em seu livro mais recente, Leituras desauratizadas: tempos precários, ensaios provisórios, João Cezar de Castro Rocha fala sobre alguns dos autores e tópicos que surgiram como mais importantes em sua obra, nas últimas duas décadas: Machado de Assis e Shakespeare, jornalismo cultural e xadrez, museus e o estado atual da Crítica Literária. No entanto, a despeito das perspectivas inovadoras que ele obtém de seus materiais de trabalho, o livro é acima de tudo uma procura de novas formas, mais precisamente uma busca e uma experiência de novas formas de escrita, através das quais a Crítica Literária e as Humanidades em sentido lato poderiam, no futuro, envolver novos leitores não acadêmicos e assim também produzir uma contribuição (talvez decisiva) para sua própria sobrevivência institucional e intelectual.”Confira o ensaio completo no link: <http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/514/655>.
Na próxima sexta-feira, dia 24, às 19h30, no Sesc-CPF (Centro de Pesquisa e Formação), na rua Dr. Plínio Barreto, n. 285, 4º andar, na Bela Vista, em São Paulo (SP), João Cezar de Castro Rocha vai fazer o lançamento de sua obra “Leituras desauratizadas: tempos precários, ensaios provisórios” e também realizará um debate com Carola Saavedra e Tiago Ferro sobre “leitura literatura hoje”. Além de “Leituras desauratizadas”, outras obras relacionadas ao curso, como “Culturas shakespearianas” e “Antropofagia hoje? Oswald de Andrade em cena”, estarão disponíveis no Sesc-CPF.Sobre a obra Segundo o autor, o livro reúne textos que publicou nos últimos quatro anos sobre as leituras do mundo contemporâneo, sempre procurando entender os processos produtivos da nossa sociedade. “Atualmente vivemos uma situação difícil, onde é preciso transformar a precariedade cultural em estímulo intelectual”, afirma. João Cezar expõe nesse livro uma visão diferente para como se lê, a exemplo de obras anteriores, como em “Uma esquizofrenia produtiva: da prática a teoria”, que traz o sentido de que a leitura depende do leitor e a relação que ele faz com textos para haver uma compreensão.Os textos partem do princípio de olhar os outros lendo, para mudarmos nossos hábitos, assim como abordam acerca da posição da leitura e dos gestos de todo leitor diante de um texto. Os textos são originalmente vindos do jornal Rascunho, no qual o autor escrevia, mantendo o hábito do jornalismo cultural, e o resultado disso é o livro que dá um bom vislumbre de si próprio, para repensar hábitos e compreender de melhor forma textos e entre outros escritos. O autor entende que, por ter escrito boa parte dos ensaios em série, manteve o diálogo com o leitor durante meses sobre o mesmo tema, em que se coloca em cena uma das suas principais contribuições para os estudos literários: pensar a crítica como leitura, e a partir dela aproximar-se da história e da teoria.João Cezar de Castro Rocha é considerado um dos pensadores mais ativos das discussões atuais. O escritor participa também frequentemente do debate público no Brasil e atua em pesquisas sólidas a respeito de autores como Machado de Assis, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Oswald de Andrade.
A obra “Formação humana na sociedade do espetáculo”, lançamento da Argos em parceria com a Editora da Unesc, esclarece uma ideia de cruzamento entre os aspectos fundamentais da educação e a sociedade do espetáculo, apresentada por Guy Debord, a retratar o episódio de maio de 1968.A obra está dividida em três partes temáticas. A primeira parte do livro, intitulada “‘Não nos prendamos ao espetáculo da contestação, mas passemos à contestação do espetáculo’: Guy Debord, maio de 68 e a sociedade do espetáculo”, propõe-se a discussão sobre o lugar da figura de Debord no contexto de maio de 1968, bem como, o legado e a atualidade do livro “A sociedade do espetáculo” (1967) passados cinquenta anos desde sua publicação. A segunda parte, “‘A ação não deve ser uma reação, mas uma criação’: Educação, mercadoria e heróis espetaculares”, busca investigar a potência crítica da educação e o que significa falar em formação humana quando ela se inferioriza à crescente espetacularização e mercantilização dos espaços e processos educativos e formativos. A terceira e última parte, “‘Corram, camaradas, o velho mundo está atrás de vocês’: Espetáculo, literatura, bem-estar e morte”, aborda a relação entre os estudos literários e a sociedade da imagem e do espetáculo, passando também por uma “teoria da burrice” e por reflexões acerca da didática da história.Organizada pelos docentes André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, esta obra tem como objetivo central questionar a “formação humana” com base nos principais fundamentos da nossa educação e os modelos culturais e formativos impostos sob ares pseudodemocráticos, motivando o leitor a sair de sua zona de conforto. Sobre os organizadores André Cechinel: doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Educação e ensino de literatura, Literaturas estrangeiras modernas, Teoria literária e literatura comparada. Além de outras obras, é autor do estudo “O referente errante: The Waste Land e sua máquina de teses” (Argos; Ediunesc, 2018), sobre o poema de T.S. Eliot. Rafael Rodrigo Mueller: mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC) e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atua principalmente nos seguintes campos de estudo: Trabalho, Tecnologia e Educação (TTE); Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); e Estudos Organizacionais e Críticos.
O título “Ser professor” já foi lançado em Portugal, e a editora Argos trouxe a primeira publicação do livro no Brasil. A obra tem o sentido de discutir teoricamente e conceitualmente o que é ser professor. Pontos como a formação e a vocação, além de uma reflexão sobre a prática profissional e os desafios da carreira docente, são abordados no livro.A obra é destinada para alunos e professores, pois promove uma reflexão sobre o que é discutido em sala de aula. O livro instiga o professor a não ter somente o conhecimento da matéria específica e explica que o professor também deve fazer com que esse conhecimento seja reflexivo, oportunizando que o estudante cresça junto com o que é ensinado.
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril, a data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do escritor, considerado um dos mais importantes da literatura brasileira.No Brasil, o Dia do Índio é celebrado anualmente em 19 de abril. Essa data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual.O Dia da Contabilidade é comemorado anualmente em 25 de abril, a data é uma homenagem ao profissional de contabilidade, responsável pelo controle, planejamento e coordenamento financeiro de uma empresa.No dia 28 de abril comemoramos o Dia Internacional da Educação, que tem como objetivo incentivar e informar a população sobre a importância da educação, seja familiar, seja escolar ou social, para a formação de valores essenciais na vida em sociedade e convívio com outros indivíduos.Para comemorarmos todas essas datas, fizemos uma promoção especial, com livros de cada área celebrada com até 70% de desconto. A promoção é valida de 16 de abril até 30 de abril de 2018, ou enquanto durarem os estoques, somente na Loja Virtual (www.unochapeco.edu.br/argos). Aproveite!
A obra “Educação, epistemologias e paradigmas emergentes: Festschrift a Ireno Antônio Berticelli” é uma homenagem feita pelos professores do curso de Mestrado em Educação da Unochapecó para o professor e mestre Ireno Antônio Berticelli.Nos capítulos deste livro está registrada a contribuição do professor Ireno para com a qualificação acadêmica e a produção do conhecimento, esforços que até hoje geram resultados em sala de aula. Ireno nasceu na cidade de Aratiba (RS) e atua há 50 anos no campo educacional. Através de sua trajetória dedicada ao estudo e ao ensino, contribui com seu conhecimento em diferentes contextos da realidade brasileira.“Ao longo deste livro, mais do que uma ‘idealização do sujeito’, no caso em tela, do prof. Ireno, esta produção coletiva representa a forma que encontramos para agradecer e homenagear um colega, professor e mestre de muitos e muitas [...]”. Sobre os organizadoresRicardo Rezer – Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1992); mestre (2003) e doutor em Educação Física (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio na Universidade do Porto (Portugal). Na Unochapecó, é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado), do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) e do Curso de Educação Física. Recebeu Menção Honrosa da CAPES na Edição 2011 do Prêmio CAPES de Tese, Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES), pela tese intitulada “O trabalho Sobre os autores 266 docente na formação inicial em Educação Física: reflexões epistemológicas”. Pelo mesmo trabalho, recebeu também o III Prêmio CBCE de Literatura Científica, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física, Educação e Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: Epistemologia e Prática Pedagógica; Trabalho docente na Educação Superior; Formação Profissional; Universidade, Hermenêutica e Pedagogia do Esporte.Edivaldo José Bortoleto – Graduado em Filosofia (Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1983); doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2010). É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e de Cursos de Graduação da Unochapecó. Miguel Ângelo Silva da Costa – Graduado em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003); mestre (2006) e doutor (2011) em História pelo PPGH da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com estágio de doutoramento na Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (ARG) e na Universidad Nacional de Rosario (ARG). Tem experiência nas áreas de História e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: culturas políticas e jurídicas no contexto do Império do Brasil; redes sociais e intelectuais; história social da educação; história, patrimônio cultural e sua relação com o desenvolvimento regional.