Postado em 24 de Junho de 2016 às 16h24

Monica Hass

Voz do Autor (36)
Obra tem como temática central o comportamento político-eleitoral, participação política e outras questões envolvendo o tema, principalmente da região oeste de Santa Catarina.

Veja, a seguir, uma entrevista com a organizadora acerca da obra.

Qual o tema central do livro?
A temática central do livro envolve o comportamento político-eleitoral. A publicação nasce vinculada ao Programa de “Pesquisa de Opinião e Análise do Comportamento Eleitoral” e ao Grupo de Pesquisa “Comportamento Político e Cidadania”, do Centro de Ciências Humanas, da UNOCHAPECÓ, com o objetivo de viabilizar um canal de divulgação de trabalhos realizados a respeito do comportamento eleitoral, participação política e outras questões envolvendo o tema, principalmente da região oeste de Santa Catarina.

Quem são os autores que escrevem o livro?
– Alceu Werlang e Monica Hass escreveram o texto “Comportamento Político nas eleições municipais de 2000 no Oeste Catarinense: uma avaliação preliminar”.
– Yan de Souza Carreirão dialoga teoricamente com Werlang e Hass no texto “Comportamento Político nas Eleições Presidenciais, no Brasil”.
– Julian Borba contribui com o artigo “Eleições em Santa Catarina: História e Perspectivas”.
– Claiton Márcio da Silva escreveu sobre “Os conflitos políticos evidenciados na cassação do prefeito municipal de Chapecó em 1969”.
– Jane G. Côrrea e Lenita Peruzzo Balbinott escreveram sobre “A participação das mulheres no cenário político chapecoense – 1958 a 1998”.
– Licério de Oliveira contribuiu com o artigo “Território do Iguassu: a interiorização do poder central”.
– Helena Lohmann escreveu sobre “O Integralismo na comunidade de São Carlos”.

Que convite o livro faz ao leitor?
O livro convida aos interessados pelo assunto “política” a tomarem conhecimento sobre as pesquisas realizadas por professores e alunos sobre esta temática, no âmbito da Universidade e em outras Instituições de Ensino.

Quais foram as fontes de pesquisa desse trabalho?
As fontes de pesquisa foram diversas, uma vez que os textos versam sobre diferentes assuntos. No entanto, no que diz respeito a temática central do livro, que é a questão do comportamento político do oeste de Santa Catarina, as principais fontes foram as pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Programa de Pesquisa de Opinião e Análise do Comportamento Eleitoral da UNOCHAPECÓ, os dados eleitorais do TRE e entrevistas.

Veja também

Rodrigo Duarte 28/08/20 Esta semana convidamos Rodrigo Duarte para falarmos sobre a sua obra “Dizer o que não se deixa dizer: para uma filosofia da expressão”. Veja, a seguir, a entrevista com o autor acerca da obra.  Quais são suas áreas de atuação profissional?Especialmente, estética/filosofia da arte, filosofia social, filosofia da cultura Quais foram seus......
Elson Manoel Pereira04/07/16 Obra foi dividida em duas partes distintas e complementares. A primeira delas trata de Conceitos de Planejamento Urbano, refletindo sobre as transferências deles entre os dois países referenciados. A segunda parte do livro apresenta a......
Fernanda Sánchez04/07/16 Obra destaca a mercantilização das cidades e o empresariamento das cidades dentro dos processos da reestruturação urbana capitalista. Autora também discute como determinados agentes e centros de difusão internacional......

Voltar para Notícias