Postado em 24 de Junho de 2016 às 16h24

Monica Hass

Voz do Autor (36)
Obra tem como temática central o comportamento político-eleitoral, participação política e outras questões envolvendo o tema, principalmente da região oeste de Santa Catarina.

Veja, a seguir, uma entrevista com a organizadora acerca da obra.

Qual o tema central do livro?
A temática central do livro envolve o comportamento político-eleitoral. A publicação nasce vinculada ao Programa de “Pesquisa de Opinião e Análise do Comportamento Eleitoral” e ao Grupo de Pesquisa “Comportamento Político e Cidadania”, do Centro de Ciências Humanas, da UNOCHAPECÓ, com o objetivo de viabilizar um canal de divulgação de trabalhos realizados a respeito do comportamento eleitoral, participação política e outras questões envolvendo o tema, principalmente da região oeste de Santa Catarina.

Quem são os autores que escrevem o livro?
– Alceu Werlang e Monica Hass escreveram o texto “Comportamento Político nas eleições municipais de 2000 no Oeste Catarinense: uma avaliação preliminar”.
– Yan de Souza Carreirão dialoga teoricamente com Werlang e Hass no texto “Comportamento Político nas Eleições Presidenciais, no Brasil”.
– Julian Borba contribui com o artigo “Eleições em Santa Catarina: História e Perspectivas”.
– Claiton Márcio da Silva escreveu sobre “Os conflitos políticos evidenciados na cassação do prefeito municipal de Chapecó em 1969”.
– Jane G. Côrrea e Lenita Peruzzo Balbinott escreveram sobre “A participação das mulheres no cenário político chapecoense – 1958 a 1998”.
– Licério de Oliveira contribuiu com o artigo “Território do Iguassu: a interiorização do poder central”.
– Helena Lohmann escreveu sobre “O Integralismo na comunidade de São Carlos”.

Que convite o livro faz ao leitor?
O livro convida aos interessados pelo assunto “política” a tomarem conhecimento sobre as pesquisas realizadas por professores e alunos sobre esta temática, no âmbito da Universidade e em outras Instituições de Ensino.

Quais foram as fontes de pesquisa desse trabalho?
As fontes de pesquisa foram diversas, uma vez que os textos versam sobre diferentes assuntos. No entanto, no que diz respeito a temática central do livro, que é a questão do comportamento político do oeste de Santa Catarina, as principais fontes foram as pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Programa de Pesquisa de Opinião e Análise do Comportamento Eleitoral da UNOCHAPECÓ, os dados eleitorais do TRE e entrevistas.

Veja também

Terezinha Silva13/09/17 @page { margin: 2cm } p { margin-bottom: 0.21cm } Obra busca mapear, em todos os municípios do estado de Santa Catarina, as rádios de baixa potência que estavam em funcionamento. Este mapeamento, até então, não existia, porque é um trabalho difícil de ser feito na medida em que estas experiências comunitárias, baseadas fundamentalmente em trabalho......
Arlene Renk13/04/18 Estudar as minorias regionais, no Brasil, serve como um microcosmo da realidade social de todo o país. É o que mostra a antropóloga Arlene Renk, entrevistada dessa semana na coluna A Voz do Autor. Doutora e Mestre em Antropologia......
Márcio Seligmann-Silva24/06/16 Obra, que reúne 14 ensaios, tem como alvo a nova reflexão sobre o signo diante do desafio histórico das catástrofes acumuladas ao longo do século XX e que, ao que tudo indica, continuarão a se repetir no século......

Voltar para Notícias