Postado em 22 de Abril de 2022 às 16h51

Argos lança obra que aborda as Revoluções Literárias em live

Institucional (6)Lançamentos (3)Obras Literárias (1)

"Revoluções literárias: manifestos das principais vanguardas modernistas", obra organizada por Roberto Acízelo de Souza, é o lançamento da Argos. A obra reúne 10 manifestos, além de um artigo e um ensaio que funcionam como manifestos, instauradores de sete movimentos das vanguardas novecentistas: unanimismo, futurismo, espiritonovismo, dadaísmo, expressionismo, surrealismo e espacialismo.

Na primeira década do século XX, uma onda surpreendente de renovação movimentou o mundo literário, que operou transformações tão radicais que em sua essência podem ser descritas pela palavra "revolução". Espalharam-se grupos e movimentos que, através de batalhas e campanhas culturais, abriram o caminho para ideias arrojadas sobre a literatura e seu papel. Não demorou muito tempo para que esses movimentos ficassem conhecidos sob o nome de "vanguardas", que, se levarmos em conta a origem do termo (guarnição dianteira de um exército), dado o espírito de luta e combate que os animava, serviu perfeitamente.

A live de lançamento acontece no dia 27 de abril, às 19h, com transmissão pelo canal de YouTube da Unochapecó. Além do lançamento da obra, durante a live teremos um ato para comemorar os 30 anos da Editora Argos, com a apresentação do selo de 30 anos, comemorativo e alusivo ao aniversário da Argos, e que será utilizado em todas as obras e materiais da Editora durante o ano de 2022.

Para acompanhar a live, acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=HxsKXY3k_XU

 

Sobre o organizador

Roberto Acízelo de Souza graduou-se em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduou-se em teoria da literatura (mestrado e doutorado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez estudos de pós-doutorado em literatura brasileira na Universidade de São Paulo. Foi professor de teoria da literatura na Universidade Federal Fluminense, e atualmente é professor titular de literatura brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Veja também

Publicações da Livraria Universitária agora no site da Editora Argos29/07/21 A Editora Argos agora possui para venda em sua Loja Virtual todas as obras que estavam disponíveis na Livraria Universitária. A Editora se torna responsável pela venda e distribuição das mais de 500 obras divididas nos mais variados temas, desde literatura infantil até livros específicos de diversas áreas do conhecimento. Como sempre, a Argos se mostra......
Argos promove Lançamento Coletivo de suas obras04/08/21 A Argos Editora da Unochapecó realiza na próxima terça-feira, dia 10 de agosto, às 19h via Google Meet pelo link https://meet.google.com/mqz-vobv-rts o Lançamento Coletivo de suas mais recentes obras. O objetivo do evento......

Voltar para Notícias