Postado em 30 de Agosto de 2018 às 16h22

Argos lança reedição do livro “Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários”

Notícias em destaque (318)

A obra “Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários” terá sua 2ª edição no ano de 2018, agora em dois volumes e com nova apresentação gráfica. Se, por um lado, contempla variedade de perspectivas, por outro, mantém unidade temática, ao ater-se a trabalhos seminais dedicados a discutir o conceito de literatura e sua relação com o problema do objeto, do método e dos procedimentos crítico-analíticos próprios aos estudos literários. Cabe destacar que diversos textos constantes da obra foram especialmente traduzidos para nela figurar, alguns dos quais inéditos em português até a publicação do livro.

Em relação à 1ª edição, datada de 2011, a nova edição conta com projeto gráfico inteiramente reformulado e adaptado à coleção Grandes Temas. Os textos, por seu turno, como é de praxe nas revisões, passaram por pequenos ajustes, enquanto as apresentações dos autores tiveram seus conteúdos e dimensões padronizados. Por fim, o sistema de notas, um dos pontos altos da obra, ganhou em uniformidade e concisão, tornando-se assim mais funcional.

Sobre o organizador

Roberto Acízelo de Souza é professor titular de Literatura Brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instituição onde obteve sua graduação, e foi professor de Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense. Tem mestrado e doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e fez estudos de pós-doutorado na Universidade de São Paulo.

Veja também

Obra aborda surgimento das práticas literárias02/05/16 A obra compõe um amplo repertório de textos representativos da reflexão sobre as práticas literárias desenvolvidas no período que inicia em torno do século VIII a.C. até o XVIII. Muitos deles raros, e vários outros traduzidos especialmente para integrá-lo que permaneciam inéditos em português e demais línguas modernas.Os textos......
E-books grátis para download17/11/17 Com a ascensão da era digital e todas as facilidades que vieram com ela, o nosso convívio com o passado e as coisas que estejam fora dessa esfera tecnológica acabam sendo esquecidos ou aprimorados. Um exemplo disso é o e-book,......

Voltar para Notícias