Postado em 30 de Outubro de 2018 às 15h38

“Chapecó 100 anos”

Notícias em destaque (318)
A obra “Chapecó 100 anos: histórias plurais”, da coleção Regionais, publicada pela Editora Argos e com a organização de Mirian Carbonera, André Luiz Onghero, Arlene Renk e Ademir Miguel Salini, aborda os principais acontecimentos e fatos que ocorreram no município no decorrer de todos os seus anos. Fala das hipóteses relacionadas à sua origem e ao significado de seu nome, muitos afirmam que Chapecó vem de origem Kaingang, que significa: “Donde se avista o caminho da roça”.
 
A cidade se desenvolveu aos poucos, e com a exploração de suas regiões o crescimento de agroindústrias e a agricultura fez o mercado se expandir e acabou se transformando em sua base econômica. Outro setor que surgiu como alternativa foi o metalomecânico, que acabou se especializando na produção de equipamentos para frigoríficos.
 
O livro possui trabalhos de pesquisas trazendo importantes histórias do município, mostrando diversos temas que ocorreram e marcaram a evolução de Chapecó. Aborda desde o povoamento pré-colonial até sobre a importância do esporte nos dias atuais, procurando focar esses acontecimentos históricos de forma reflexiva, tentando desvendar os fatos em uma linha do tempo.
 
Um município centenário como Chapecó abriga múltiplas histórias, e esse livro não é apenas uma homenagem ao município, é uma maneira de olhar Chapecó com novos olhos e buscar novas perspectivas.
 
A Argos acaba de lançar uma segunda edição atualizada e vai ser distribuída gratuitamente nas escolas da região.

Veja também

“II Seminário de Pesquisa, Estratégias e Práticas Alimentares de Famílias Agrícolas do Oeste Catarinense”09/07/19 Na última quinta-feira, dia 4 de julho, a Argos participou do “II Seminário de Pesquisa, Estratégias e Práticas Alimentares de Famílias Agrícolas do Oeste Catarinense”, realizado na Epagri. Foram apresentados e debatidos os resultados de projetos de pesquisa em desenvolvimento na região de Chapecó.A Editora Argos esteve presente com......
Coleção Debates17/10/17 Essa coleção traz temas que, dentro do cenário nacional, causam debates e opiniões diferentes. As obras vêm com essa premissa de mostrar temas que necessitam de algum tipo de debate e formação própria de......

Voltar para Notícias