Postado em 10 de Junho de 2016 às 16h24

Obra sobre colonização italiana no oeste

Notícias em destaque (318)

A publicação é resultado de dois anos de pesquisa de campo, na qual a autora procurou compreender o quadro em que se desenvolveram as relações dos italianos de Santa Catarina com os italianos radicados na Europa na década de 1990. Ivone buscou estabelecer paralelo entre a “globalização” e a “etnicidade”, tendo como objeto de estudo as práticas desenvolvidas pelos descendentes de imigrantes italianos na região.
A autora Ivone Bigolin Siviero analisa historicamente a trajetória dos descendentes de imigrantes italianos no oeste a partir do deslocamento da Itália, em 1865. Objetivou compreender os diferentes modos de pensar, agir e reagir, em vários momentos da trajetória desses imigrantes, para analisar a razão do acirramento dos vínculos regionalistas na década de 1990.

Sentimento de italianidade

O livro é uma narrativa das intenções e realizações dos encontros de famílias, que são mediados por um “sentimento de italianidade”, sentimento este que constitui o principal elemento demarcador da identidade do grupo. A autora relata como se processa a construção dessa identidade, enfocando a recuperação das histórias familiares com raízes na Europa com a respectiva construção de suas “árvores genealógicas”. Ivone Bigolin Siviero aborda, ainda, através do relato de viagens à Itália realizadas por parcela significativa de descendentes de imigrantes italianos do oeste catarinense, as reações surgidas nos encontros dos descendentes de imigrantes italianos do Brasil, os “brasiliani”, e os “italiani”, da Itália.

Veja também

João Cezar de Castro Rocha lança obra “Leituras desauratizadas” no Recife20/04/18    No dia 24 de abril, no Recife (PE), João Cezar de Castro Rocha, autor de “Leituras desauratizadas: tempos precários, ensaios provisórios”, vai ministrar uma palestra, seguida de um debate, sobre os textos abordados na obra, com a participação de Peron Rios e Eduardo Cesar Maia. Em seguida, ocorrerá o lançamento da obra. Sobre a......
Beleza é fundamental?25/05/16 Já faz algum tempo que estamos estranhando a importância exagerada que assumem o corpo e a sexualidade não só em nossas festas de carnaval, mas também no imaginário social. Nos discursos históricos sobre o povo......

Voltar para Notícias