Postado em 30 de Maio de 2019 às 16h20

“Ser professor: bases de uma sistematização teórica”

Notícias em destaque (318)

A obra aborda uma ampla pesquisa sobre o que é ser professor em meio à forma de ensino moderno, fazendo uma incursão sobre a problemática do “Ser professor”, um entendimento sobre a sua profissão, identidade, papel, função, representação e estudos.

Ser professor na atualidade implica lidar com problemas desconhecidos e sua formação é entendida como um processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Segundo a obra, ao longo dos anos o ensino nas escolas foi se alterando, e hoje a complexidade de lecionar em uma escola corresponde em ir além do ensinamento teórico, o profissional se torna parte do aluno, da sua inclusão, da sua educação sexual, da sua prevenção à toxicodependência, da formação cívica, da Língua Portuguesa, da educação intercultural e educação ambiental. A sociedade e o Estado passaram a exigir não somente apoio pedagógico, mas também apoio psicológico.

 

Sobre o autor

António Camilo Cunha: doutor em Estudo da Criança e professor no Instituto de Estudos de Criança (IEC), da Universidade do Minho, em Portugal. Membro efetivo do Centro de Investigação em Formação Profissional de Educação da Criança Literária e Bem-Estar da Criança na área de Educação Física, Lazer e Recreação.

Veja também

“Os sinos se dobram por Alfredo”06/12/18 A Editora Argos já está na segunda edição impressa de “Os sinos se dobram por Alfredo”. Este livro, de Paulino Eidt, tem como propósito expor a trama de relações culturais, econômicas e sociais que teceram a vida dos alemães no extremo-oeste de Santa Catarina. Através de um personagem fictício, o livro mostra importantes fatos......
64º Seminário GEL01/07/16 O 64º Seminário de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo tem como objetivo promover encontros entre pesquisadores já experientes e os que estão iniciando neste meio de atuação. Pensando neste......

Voltar para Notícias