Postado em 26 de Fevereiro de 2019 às 16h21

“Uma ideia moderna de literatura: textos seminais para os estudos literários (1688-1922)”

Notícias em destaque (318)

As artes verbais passaram por um intenso processo de reinvenção no período de fins do século XVII ao início do XX. Essa trajetória e as mudanças que nela ocorrem podem ser notadas através das obras de filósofos, retóricos, poetas, ficcionistas, críticos e historiadores literários, que refletem os diversos aspectos da literatura.

Esta obra reúne uma ampla série de textos representativos desse percurso, em uma edição cuidadosa e minuciosamente anotada. Todos os ensaios presentes foram selecionados de uma forma diversificada, mas que juntas seguem o mesmo conjunto de critérios estabelecidos pelo organizador, sempre dando ênfase na discussão do conceito da literatura e sua correlação com o problema do objeto, do método e dos procedimentos crítico-analíticos próprios aos estudos literários.

“Uma ideia moderna de literatura” acaba de receber uma nova edição revista. Conservada em sua concepção original, o livro foi revisado, recebendo uma edição aperfeiçoada. Também possui um novo formato gráfico, dividindo-se em dois volumes.

Sobre o autor

Roberto Acízelo de Souza graduou-se em letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduou-se em teoria da literatura (mestrado e doutorado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez estudos de pós-doutorado em literatura brasileira na Universidade de São Paulo. Foi professor de teoria da literatura na Universidade Federal Fluminense, e atualmente é professor titular de literatura brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Entre suas publicações, figuram: Formação da teoria da literatura: inventário de pendências e protocolo de intenções (1987), O império da eloquência: retórica e poética no Brasil oitocentista (1999), iniciação aos estudos literários: objetos, disciplinas, instrumentos (2006), Introdução à historiografia da literatura brasileira (2007), Historiografia da literatura brasileira: textos fundadores – 1825-1888 (2014), História da literatura: trajetória, fundamentos, problemas (2014), Do mito das Musas à razão das Letras: textos seminais para os estudos literários – século VII a.C-século XVIII (2014), Variações sobre o mesmo tema: ensaios de crítica, história e teoria literária (2015), Um pouco de método: nos estudos literários em particular e nas humanidades em geral (2016), Na aurora da literatura brasileira: olhares portugueses e estrangeiros sobre o cânone nacional em formação – 1805-1885 (2017), E a literatura, hoje? Estudos de crítica, história e teoria literárias (2018), Teoria da literatura: trajetória, fundamentos, problemas (2018).

 

Veja também

Como e por que sou professor de literatura e outros estudos de história, crítica e teoria literárias20/10/20 “Como e por que sou professor de literatura e outros estudos de história, crítica e teoria literárias” é o lançamento da Argos, do autor Roberto Acízelo de Souza. A obra reúne trabalhos de diversas datas que vão de 1986 até 2019, que procuram articular as dimensões historiográfica, analítica e teórica,......
Dia Mundial do Desenhista12/04/17 Em comemoração ao Dia Mundial do Desenhista, a Editora Argos oferece desconto de 40% nos livros relacionados à área. A promoção é válida na Loja Virtual <www.unochapeco.edu.br/argos> e na Livraria......

Voltar para Notícias