Postado em 14 de Março de 2019 às 15h03

“Acesso à justiça e cidadania”

Notícias em destaque (318)

A autora, Maria Aparecida Lucca Caovilla, busca trazer uma avaliação da defensoria pública estadual de Santa Catarina, abordando o funcionamento da assistência jurídica integral e gratuita. No Brasil, essas assistências têm custo elevado e boa parte da população não tem condições de arcar com os custos, impossibilitando o acesso para todos. O desenvolvimento desta pesquisa surge com o objetivo de entender o funcionamento da justiça estadual e facilitar o uso desse serviço para pessoas de baixa renda. Segundo a autora, as pesquisas contidas no livro são úteis para as causas da defensoria pública de Santa Catarina, que, por vezes, é problemática em seu acesso.

A obra trabalha com temas como transformação da justiça social, pobreza e desigualdade, dignidade da pessoa humana e direitos humanos. Este é um trabalho fundamental para todos os alunos de direito que acreditam que o acesso à justiça é para todos. Essas pesquisas contribuem para a formação de profissionais que buscam responder, com ética e qualidade, as demandas de uma sociedade complexa e em constante mudança. 

Sobre a autora

Maria Aparecida Lucca Caovilla é natural de Palmitos (SC). É graduada em Direito pela FURB, especialista em Direito Processual Civil pela UNOESC/campus Chapecó, mestre e doutora em Direito pela UFSC. Atuou como orientadora de estágio de Prática Jurídica no Escritório Sócio Jurídico da UNOESC/campus Chapecó de 1994 a 1999 e foi coordenadora do curso de Direito no período de 1997 a 2002. Atua como Pesquisadora na linha de pesquisa em Direito, Cidadania e Socioambientalismo, em temas como: Novo Constitucionalismo Latino-Americano, Pluralismo Jurídico, Filosofia da Libertação, Direitos Humanos, Cidadania, Acesso à Justiça, Democracia, Ensino Jurídico, Direitos da Natureza, Justiça Ambiental e Bem-Viver.

Veja também

“Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar”07/06/18 Na obra “Atrás dos olhos pardos: uma leitura da poesia de Ana Cristina Cesar”, publicada pela Argos Editora da Unochapecó, Maria Lucia de Barros Camargo analisa as poesias de Ana Cristina Cesar, uma das escritoras mais significativas no quadro da literatura brasileira contemporânea. Maria Lucia afirma que as poesias continuam válidas e podem contribuir para futuros e......
Feira do Livro Chapecó09/10/18 Na primeira semana de outubro foi realizada a segunda edição da Feira do Livro Chapecó. A Argos e a Livraria Universitária da Unochapecó estiveram presentes com um estande, marcando presença nesse grande evento......

Voltar para Notícias