Postado em 04 de Agosto de 2017 às 16h23

Chapecó 100 anos: histórias plurais

Notícias em destaque (318)

São diversas as hipóteses relacionadas à origem e ao significado do nome do município. A grande maioria aponta Chapecó como vocábulo de origem Kaingang, que significa: “Donde se avista o caminho da roça”. Com a exploração e o desenvolvimento da região, o rápido e constante crescimento das agroindústrias ampliou o mercado de trabalho e transformou-se na base da economia da cidade, juntamente com a agricultura. O setor metalmecânico surgiu como alternativa de desenvolvimento, especializando-se na produção de equipamentos para frigoríficos. Chapecó é um ponto estratégico, pois fica em meio a um entroncamento de rodovias federais e estaduais, com acesso fácil aos países do Mercosul.

A obra “Chapecó 100 anos: histórias plurais”, publicada pela Editora Argos, faz parte da coleção Regionais. O livro é ancorado em 16 trabalhos de pesquisa e traz diferentes recortes temáticos importantes para a história do município, falando desde o povoamento pré-colonial chapecoense até o esporte dos dias atuais, passando pelos mais variados temas que ocorreram e marcaram de alguma forma a evolução de Chapecó.

O livro busca uma reflexão acerca dos processos históricos vividos pelos habitantes da cidade ao longo do tempo, buscando histórias plurais para sintetizar o centenário do município e mostrar aquilo que diferencia este dos demais. Mais do que uma homenagem ao município, esta obra busca trazer debate e novas perspectivas de olhar para Chapecó.

Veja também

Dia do Revisor e do Diagramador28/03/18 No dia 28 de março é comemorado o Dia do Diagramador, profissional responsável por organizar e ordenar os elementos gráficos em um material que vai ser impresso, por exemplo, uma página de um livro, ou que fique no suporte on-line. A data também celebra o Dia do Revisor, peça fundamental na elaboração de um livro ou de qualquer outra......
A terra é vida18/05/16 O livro “A terra é vida: movimentos políticos e sociais no oeste de Santa Catarina” carrega as marcas de um período de descoberta popular, retratado no trabalho de Eliane Fistarol. A obra retrata, por meio de fotografias, os......

Voltar para Notícias