Postado em 04 de Agosto de 2017 às 16h23

Chapecó 100 anos: histórias plurais

Notícias em destaque (318)

São diversas as hipóteses relacionadas à origem e ao significado do nome do município. A grande maioria aponta Chapecó como vocábulo de origem Kaingang, que significa: “Donde se avista o caminho da roça”. Com a exploração e o desenvolvimento da região, o rápido e constante crescimento das agroindústrias ampliou o mercado de trabalho e transformou-se na base da economia da cidade, juntamente com a agricultura. O setor metalmecânico surgiu como alternativa de desenvolvimento, especializando-se na produção de equipamentos para frigoríficos. Chapecó é um ponto estratégico, pois fica em meio a um entroncamento de rodovias federais e estaduais, com acesso fácil aos países do Mercosul.

A obra “Chapecó 100 anos: histórias plurais”, publicada pela Editora Argos, faz parte da coleção Regionais. O livro é ancorado em 16 trabalhos de pesquisa e traz diferentes recortes temáticos importantes para a história do município, falando desde o povoamento pré-colonial chapecoense até o esporte dos dias atuais, passando pelos mais variados temas que ocorreram e marcaram de alguma forma a evolução de Chapecó.

O livro busca uma reflexão acerca dos processos históricos vividos pelos habitantes da cidade ao longo do tempo, buscando histórias plurais para sintetizar o centenário do município e mostrar aquilo que diferencia este dos demais. Mais do que uma homenagem ao município, esta obra busca trazer debate e novas perspectivas de olhar para Chapecó.

Veja também

“Cinema na universidade: possibilidades, diálogos e diferenças”06/10/16 Este trabalho, organizado por Noeli Gemelli Reali, resulta de um universo diversificado de parcerias, trabalhos, estudos e experimentos “com o cinema”. Uma das razões da origem desta obra é o fato do cinema compor uma das mais vigorosas e complexas formas de dizer o mundo, de codificá-lo. Outro motivo foi o projeto Cinema na Universidade, que existiu na Unochapecó de 1998 a......
Argos presente no SIEPE 201828/08/18 O 8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão 2018 (SIEPE) da Unochapecó, que iniciou nesta segunda-feira (27/08), é um momento de encontro com a comunidade acadêmica para trocas de experiências e......

Voltar para Notícias