Postado em 23 de Novembro de 2017 às 16h23

Ernesto Bertaso: de Verona a Chapecó

Notícias em destaque (318)

Escrita por Maria Adelaide Pasquali Hirsch, a obra “Ernesto Bertaso: de Verona a Chapecó” aborda fatos históricos das primeiras colonizações ocorridas no oeste catarinense, narrando a vida de Ernesto Bertaso, colonizador da atual Chapecó, que vindo da Itália desbravou as terras que até sua chegada eram apenas florestas.

O livro narra todos os acontecimentos, em ordem cronológica, que se passaram nessas terras e com o principal personagem, Ernesto Bertaso, durante os anos de 1885 a 1960, trazendo diálogos que revelam as reais dificuldades dos primeiros imigrantes para organizar uma cidade, trazer colégios, hospitais, professores, projetar ruas, entre outras.

A obra era sonho da autora, que desde a adolescência pensava em escrever sobre quem foi e a importância de seu avô, com a motivação inicial vinda da família, que sempre gostou de ouvir as histórias que ela contava sobre o homem que tinha desbravado a cidade onde moravam. Para embasar as histórias que a dona Maria contava, houve um trabalho árduo para procurar documentos, fotos, mapas e cartas, comprovando a veracidade das histórias. Então, em 2005, foi lançada a primeira edição do livro.

Porém, com a obra esgotada, em 2017, “Ernesto Bertaso: de Verona a Chapecó” ganhou uma segunda edição, contendo mais detalhes e fotos que foram encontradas nesse meio tempo.

Veja também

Argos realiza conversa com autores sobre os impactos das hidrelétricas02/05/16 Na última quinta-feira (28/04), a Argos Editora da Unochapecó, em parceria com a Livraria Universitária, promoveu uma conversa com os autores do livro “Impactos socioambientais da implantação da hidrelétrica Foz do Chapecó”. Além das professoras organizadoras da obra, Márcia Luíza Pit Dal Magro, Arlene Renk e Gilza Maria de Souza......
Obra aborda dois ensaios de Giorgio Agamben29/04/16 O livro contempla dois dos três ensaios que se faziam presentes no já esgotado “O que é o contemporâneo? e outros ensaios”, também publicado pela Argos, e que foi sucesso de vendas, atingindo tiragem de nove mil......

Voltar para Notícias