Postado em 23 de Novembro de 2017 às 16h23

Ernesto Bertaso: de Verona a Chapecó

Notícias em destaque (318)

Escrita por Maria Adelaide Pasquali Hirsch, a obra “Ernesto Bertaso: de Verona a Chapecó” aborda fatos históricos das primeiras colonizações ocorridas no oeste catarinense, narrando a vida de Ernesto Bertaso, colonizador da atual Chapecó, que vindo da Itália desbravou as terras que até sua chegada eram apenas florestas.

O livro narra todos os acontecimentos, em ordem cronológica, que se passaram nessas terras e com o principal personagem, Ernesto Bertaso, durante os anos de 1885 a 1960, trazendo diálogos que revelam as reais dificuldades dos primeiros imigrantes para organizar uma cidade, trazer colégios, hospitais, professores, projetar ruas, entre outras.

A obra era sonho da autora, que desde a adolescência pensava em escrever sobre quem foi e a importância de seu avô, com a motivação inicial vinda da família, que sempre gostou de ouvir as histórias que ela contava sobre o homem que tinha desbravado a cidade onde moravam. Para embasar as histórias que a dona Maria contava, houve um trabalho árduo para procurar documentos, fotos, mapas e cartas, comprovando a veracidade das histórias. Então, em 2005, foi lançada a primeira edição do livro.

Porém, com a obra esgotada, em 2017, “Ernesto Bertaso: de Verona a Chapecó” ganhou uma segunda edição, contendo mais detalhes e fotos que foram encontradas nesse meio tempo.

Veja também

Editora Argos presente no catálogo da EULAC04/12/18 A Editora Argos agora está presente no catálogo da EULAC – Associação de Editoras Universitárias da América Latina e Caribe. Este catálogo mostra editoras latinas-americanas que contribuem significativamente para o desenvolvimento de pesquisas científicas.O catálogo Latin American University Presses Rights Catalog tem como objetivo o fortalecimento......
Promoção do Dia dos Namorados07/06/18 Em 12 de junho, no Brasil, é comemorado o Dia dos Namorados. Passamos a comemorar nesse dia depois de 1948, com o objetivo de melhorar o número de vendas no mês de junho. O Dia dos Namorados, de fato, chamado de Valentine’s Day,......

Voltar para Notícias