Postado em 11 de Outubro de 2017 às 16h23

Coleção Perspectivas

Notícias em destaque (318)

Essa coleção traz livros que possuem uma pré-indicação para publicar, geralmente são de editais de entidades ligadas ao desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior. A coleção traz para a discussão temas diversos, que geram um debate a partir dos textos que conversam entre si, mas com olhares diferentes para o tema, fazendo, assim, com que todos possam analisar e discutir consigo mesmo as coisas percebidas e abordadas nas obras.

 

Alguns livros da coleção:

 

 Do mito das musas à razão das letras: textos seminais para os estudos literários

Este livro compõe, em cuidadosa edição, um amplo repertório de textos representativos da reflexão sobre as práticas literárias desenvolvidas no período que se inicia em torno do século VIII a.C. e chega a alcançar o XVIII da nossa era. Muitos deles raros, e vários outros traduzidos especialmente para integrá-lo, pois que permaneciam inéditos em português e demais línguas modernas. Constitui-se, assim, em privilegiada via de acesso aos estudos literários, não só tendo em vista o conhecimento da sua fase clássica, mas também o da moderna, à medida que esta se estabeleceu a partir de um diálogo crítico com aquela, por meio do qual, segundo um processo complexo, a literatura veio a adquirir sua diferença específica no âmbito eclético das letras.

 

Ensinar comunicação: desafios pedagógicos no ensino de jornalismo e publicidade

Reúne 15 artigos de professores de algumas das principais escolas de comunicação do País. Os autores tratam de temas relevantes a quem quer que se interesse pela formação superior nessa área: a constituição do projeto pedagógico; as exigências relativas aos trabalhos de conclusão de curso e ao estágio curricular; a transversalidade e a interdisciplinaridade; o ensino de pesquisa, redação, edição, fotografia, rádio, direção de criação e arte.

 

Impactos socioambientais da implantação da hidrelétrica Foz do Chapecó

O rio Uruguai é um personagem importante da história regional. Antes de separar, uniu populações ribeirinhas do oeste catarinense ao noroeste do Rio Grande do Sul.  Em suas águas deslizaram barcas transportando noivos, população que se deslocava a festas de um lado a outro do rio. No século XIX o comércio exterior, com registro ou registro a menos, foi exportado pelas piraguas, levando, bem acondicionados, a erva-mate e outros produtos perecíveis, para os portos argentinos. Décadas mais tarde escoou a madeira. Não deixou de fornecer o peixe, se não o de cada dia, mas aquele presente na mesa de muitos ribeirinhos.

 

Variações sobre o mesmo tema: ensaios de crítica, história e teoria literárias

Reúnem-se neste volume ensaios representativos dos estudos especializados do autor desenvolvidos nos últimos 12 anos. Não obstante a multiplicidade dos tópicos tratados – desde uma escritora do século XVIII até uma análise da posição da literatura na sociedade contemporânea –, todos têm por objeto problemas literários, considerados em perspectiva crítica, histórica e teórica.

Veja também

Obra resgata Golpe de 1964 17/02/16 “O golpe civil-militar de 1964 no Sul do Brasil” tem o intuito de provocar uma reflexão acerca dos eventos que antecederam e catalisaram as conspirações e a deflagração do golpe, no ano que marca os 50 anos do Golpe Militar (1964). Para Alessandro Batisttela, organizador do livro, há um consenso de que o golpe não foi obra exclusiva dos militares,......

Voltar para Notícias