Postado em 21 de Dezembro de 2017 às 16h10

“Como encontrar-se e outras experiências através da leitura de textos literários”

Notícias em destaque (318)

A obra “Como encontrar-se e outras experiências através da leitura de textos literários”, de Valdir Prigol e publicada pela Argos Editora da Unochapecó, demonstra as contribuições que os textos literários oferecem para a formação do sujeito e a possibilidade de sermos outros além de nós mesmos por meio da experiência da leitura. Sem deixar de ser quem é, o leitor temporariamente vivencia outras formas de compreender o mundo se identificando com os personagens e com os acontecimentos dos livros.

A partir de vidas inventadas, o leitor tem a condição de encontrar-se, pensar-se e tomar consciência da sua própria vida. Cada livro nos coloca em experiência com o outro, e isso nos faz lembrar de situações semelhantes e repensar nossas atitudes. O encontro com a história do outro pode ser um modo de contar a nossa própria história.

A leitura pode ser um caminho para se construir, expressar-se, dar um sentido à própria existência, dar forma a desejos e a sonhos. Podemos ser outra coisa além de nós mesmos, podemos conectar um eu dividido, podemos narrar nossas vidas, podemos nos inventar. Através de experiências com os textos é possível perceber questões fundamentais para nossas vidas.


Veja também

Fausto dos Santos, autor da Argos, participa de Coloquio Binacional04/09/18 O I Coloquio Binacional de Filosofía y Educación “La idea de maestro en la tradución filosófico-educativa”  acontece nos dias 19, 20 e 21 de setembro e nas últimas semanas conversamos com o professor Fausto dos Santos para conhecer um pouco mais sobre o evento e o que podemos esperar do colóquio, que propõe debater temas importantes para filosofia......
“Discurso citado e memória”10/10/16 Henrique Evaldo JanzenAcredito que duas palavras-chave nos ajudam a mergulhar neste livro. São elas: alteridade e memória. Este é um livro, sem dúvida, sobre o outro como constitutivo do sujeito e sobre como esse outro está......

Voltar para Notícias