Postado em 28 de Março de 2019 às 16h10

“Desenvolvimento científico e tecnológico e território no Brasil”

Notícias em destaque (318)

Em busca da investigação sobre o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro e sua manifestação no território, a obra traz resultados de um estudo sobre relações entre as desigualdades socioterritoriais, falando da exposição do processo de acumulações de capital e suas repercussões sobre o território nos períodos mais recentes.

As razões que levaram o autor a realizar pesquisas nesta área e dedicar atenção às relações entre o desenvolvimento científico e tecnológico, o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social no Brasil foi a carência sobre a reflexão do tema. Mesmo com poucas pesquisas na área, esta obra é uma pequena contribuição para questões de desenvolvimento econômico e social no País. Assim, traz um estudo mais adequado de um sistema que está em busca de um desenvolvimento geográfico menos desigual no Brasil.

Os conceitos, as definições e o referencial que fundamentam a análise desenvolvida ao longo da obra apresentam dados e interpretações através do envolvimento de instituições, que estão em busca do desenvolvimento econômico e social do País.

Sobre o autor

Ivo Marcos Theis é economista, tem doutorado em Geografia pela Elberhard Karls Universität Tübingen (Alemanha) e pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como docente e pesquisador no programa de pós-graduação em desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), junto ao qual coordena o Núcleo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional (NPFR). É bolsista de Produtividade e Pesquisa do CNPq (Nível 2). Tem sido autor e organizador de diversos livros, o último dos quais – Desenvolvimento local/regional na periferia do capitalismo mundializado – publicado pela editora da FURB em 2014.

Veja também

Os partidos políticos e a elite chapecoense: um estudo de poder local - 1945 a 196513/11/20 O principal objetivo da obra é analisar a partir dos partidos políticos, as relações de conflitos e acordos entre a elite política chapecoense no período de 1945 a 1965, em torno da questão do poder local. A autora busca também identificar de forma restrita em que medida os elementos político-partidários estaduais e nacionais interferem na......
Autora Raquel Campos lança obra em Chapecó28/10/16 Na manhã do dia 26 de outubro, a autora do livro “Entre ilustres e anônimos: a concepção de história em Machado de Assis”, Raquel Campos, fez o lançamento de sua obra em Chapecó. A autora já......

Voltar para Notícias