Postado em 11 de Junho de 2019 às 16h23

Editora da Unochapecó lança obras sobre educação

Notícias em destaque (318)

A Argos Editora da Unochapecó está com novidades. No último mês, foram lançados novos livros impressos e um e-book gratuito, incorporando-se ao acervo das mais de 350 obras já publicadas. Desta vez, as produções contemplam a função educadora no contexto social, a formação do indivíduo e a carreira acadêmica. Os textos são embasados no atual modelo pedagógico e nas experiências educacionais diferenciadas. São eles: “Educação e experiência estética”, por Alex Sander da Silva, “Formação humana na sociedade do espetáculo”, organizado por André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller, e “A extensão e a pesquisa”, organizado por Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues e Maria Aparecida Lucca Caovilla. Os livros podem ser adquiridos na Livraria Universitária e também pelo site da Argos. Confira um pouco sobre cada uma das obras lançadas:

“Educação e experiência estética”

Este livro trata sobre as experiências educativas que, na sua configuração estético-formativa, contemplam uma compreensão da realidade que ultrapassa o uso de esquemas conceituais. Ao proporcionar o contato com o 'outro', a educação permite experiências enriquecedoras que, ao dissolver os mecanismos de repressão e formação reativos, inaugura uma nova relação da consciência com o mundo. A obra aborda que é necessário que a educação seja mais do que o simples 'ajuste das pessoas' a um determinado sistema social, mas o de compeli-las para propostas que atendam às exigências para formação de 'espíritos livres'. 

“Formação humana na sociedade do espetáculo”

No mesmo segmento está a obra que faz uma releitura dos textos de Guy Debord. Os organizadores deste livro reuniram um conjunto de textos para questionar aspectos fundamentais do funcionamento do mundo educacional e de arrancar cada leitor da sua zona de conforto. Segundo eles, contestar a lógica do espetáculo hoje não significa necessariamente negar o prazer da cultura de massa. Implica, porém, uma visão de mundo que não se conforme com a falsa unificação das consciências. Este livro coeso ajuda a compreender os desdobramentos do espetacular no último meio século.

“A extensão e a pesquisa”

Esta obra reflete as diferentes experiências e atitudes integracionistas, protagonizadas por docentes, técnicos, estudantes extensionistas e pesquisadores em diferentes comunidades. Os trabalhos relatam o esforço de um coletivo de pessoas que apostam na extensão e sua relação, não como a imposição de um determinado conhecimento, mas como uma forma de compreender o mundo e de construir alternativas aos problemas reais. Os textos que integram esta coletânea reforçam e fortalecem os laços articuladores da extensão, com a pesquisa e o ensino, demonstrando as formas, o propósito e a razão de ser e existir de cada projeto. Além disso, proporciona aos estudantes o sentido do pertencimento, pois são sujeitos e protagonistas de sua formação, bem como seus principais socializadores.

Veja também

Argos realiza conversa com autores sobre os impactos das hidrelétricas02/05/16 Na última quinta-feira (28/04), a Argos Editora da Unochapecó, em parceria com a Livraria Universitária, promoveu uma conversa com os autores do livro “Impactos socioambientais da implantação da hidrelétrica Foz do Chapecó”. Além das professoras organizadoras da obra, Márcia Luíza Pit Dal Magro, Arlene Renk e Gilza Maria de Souza......

Voltar para Notícias