Postado em 01 de Dezembro de 2017 às 16h24

João Cezar de Castro Rocha lança obra Leituras desauratizadas

Notícias em destaque (318)

 

            João Cezar de Castro Rocha, autor de “Leituras desauratizadas: tempos precários, ensaios provisórios”, e organizador da obra, Valdir Prigol, participarão do lançamento do livro em duas ocasiões.

            Serão dois eventos, nos dias 6 e 7 de dezembro. No dia 6 as 19 horas, o evento ocorrerá no Auditório do Bloco G na Unochapecó, apresentando a palestra com o tema “Contribuições da crítica literária para a leitura do presente”. Já no dia 7, também as 19 horas, o evento será realizado na UFFS, juntamente com a feira de livros que acontece no local. Os eventos fazem parte da Semana Acadêmica dos cursos de Letras das instituições, o que proporciona um envolvimento muito maior por partes dos alunos no tema do livro e de seus cursos, pois podem socializar com o autor sobre o novo livro e suas publicações anteriores.

 

Sobre o autor

 

            João Cezar possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994). Em 1997, concluiu o doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), defendendo a tese “Ao pé-da-letra: a literatura do homem cordial”, orientada pela profa. Dra. Maria Helena Rouanet. Em 2002, completou seu segundo doutorado, em Literatura Comparada, pela Stanford University (2002), com a tese “Marinetti goes to South America: confrontos e diálogos do futurismo na América do Sul”, orientada pelo Prof. Dr. Hans Ulrich Gumbrecht. Em 2005-2006 realizou pós-doutorado na Freie Universität, Berlim, orientado pelo Prof. Dr. Joachim Küpper. Pesquisou estratégias de apropriação cultural, com destaque para as obras de Oswald de Andrade e Fernando Ortiz. Contou com Bolsa de Pesquisa concedida pela Fundação Alexander von Humboldt. Atualmente é assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e participa do Conselho Consultivo de várias revistas especializadas no Brasil e no exterior. Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), eleito para o biênio 2016-2017. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura comparada, cultura brasileira, crítica literária, teoria literária, dependência cultural e estratégias de apropriação cultural. Autor de 12 livros, editor de mais de vinte e coautor de uma obra em francês, também, atualmente, é colunista da revista Veja.

 

Sobre o organizador

 

            Valdir Prigol, organizador da obra, é graduado em Letras pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1996), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1999) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente tem dedicação exclusiva na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: as metáforas de leitura da crítica, literatura do presente e formação de leitores. Coordena o grupo de pesquisa Trânsitos Literários. Participa do grupo de pesquisa Linguagem, discurso e subjetividade e do Laboratório Fronteiras. É professor do curso de Letras e do mestrado em Estudos Linguísticos da UFFS. Publicou os livros “Leituras do presente: narrativas da comemoração no Mais! da Folha de São Paulo” e “Como encontrar-se e outras experiências através da leitura de textos literários”. Organizou o livro “Por uma esquizofrenia produtiva: da prática à teoria”, de João Cezar de Castro Rocha.

 

Veja também

Natal Antecipado Argos20/11/20 Neste ano o Natal chegou mais cedo por aqui! A campanha Natal Antecipado Argos começa na próxima quarta-feira (25/11/2020) com descontos de até 70% em todas as obras da Editora, válida para as compras* realizadas na Loja Virtual da Argos entre os dias 25 de novembro a 16 de dezembro de 2020.Os e-Books da Editora não vão ficar de fora do nosso Natal Antecipado. Além......
Dia da Engenharia10/04/17 Em comemoração ao Dia da Engenharia, a Editora Argos oferece desconto de 40% nos livros relacionados à área. A promoção é válida na Loja Virtual <www.unochapeco.edu.br/argos> e na Livraria......

Voltar para Notícias