Postado em 20 de Setembro de 2018 às 16h20

“Mulheres aprisionadas: as drogas e as dores da privação da liberdade”

Notícias em destaque (318)

O livro “Mulheres aprisionadas: as drogas e as dores da privação da liberdade”, publicado pela Argos Editora da Unochapecó, pretende mostrar o desenvolvimento de um trabalho realizado durante o curso de mestrado da autora, Marli Canello Modesti, procurando demonstrar os fenômenos do encarceramento feminino e os reflexos desse aprisionamento na vida familiar e afetiva, tanto interno quanto externo, apontando as questões do cárcere, da mulher, das drogas e suas nefastas consequências. A obra mostra uma realidade não divulgada pela enganosa publicidade, e traz à tona a realidade do sistema penal que não se destina a fornecer proteção, mas atua cada vez mais como manifestação desenfreada de poder.

Nesse contexto, buscam-se algumas respostas às indagações sobre o aumento de prisões de mulheres e sua vinculação com o tráfico de drogas.

O estudo teve como suporte o garantismo jurídico, voltado aos direitos de liberdade, em oposição à violação de princípios constitucionais; a dignidade humana, com seu caráter multidimensional, demonstrando que o compromisso articulado entre famílias, sociedade e estado se faz necessário. A convivência familiar deve merecer a prioridade nas políticas públicas e programas governamentais. No momento da prisão da mãe, o Estado deve agir preventivamente para minimizar as dores dessa separação e evitar danos maiores aqueles já suportados. A privação da liberdade é um dos piores sofrimentos que se pode impor ao ser humano e o rompimento compulsório com os filhos, decorrente da prisão da mãe, é um dos mais difíceis de suportar.

Veja também

Ernesto Bertaso: de Verona a Chapecó23/11/17 Escrita por Maria Adelaide Pasquali Hirsch, a obra “Ernesto Bertaso: de Verona a Chapecó” aborda fatos históricos das primeiras colonizações ocorridas no oeste catarinense, narrando a vida de Ernesto Bertaso, colonizador da atual Chapecó, que vindo da Itália desbravou as terras que até sua chegada eram apenas florestas.O livro narra todos os......
Cada vez mais fácil de comprar!27/11/20 Pensando sempre em você, cliente/leitor, e visando o melhor atendimento e praticidade de envio e entrega das nossas obras, comunicamos que estamos disponibilizando nossas obras através dos principais marketplaces do País.Contamos com a......

Voltar para Notícias