Postado em 29 de Agosto de 2019 às 16h20

“O beijo através do atlântico: o lugar do Brasil no panlusitanismo”

Notícias em destaque (318)

Ao lembrar dos acontecimentos do “IV Centenário do Descobrimento do Brasil”, em 1900, onde foi realizada a comemoração do Brasil como um país independente, a obra aborda que o evento foi imerso em concursos de hinos, desfiles militares, cortejos, congressos, banquetes, tudo isso para celebrar o seu descobrimento. Esse festival tinha como significado o crescimento e amadurecimento do país que, com sua herança europeia, estava comemorando sua entrada na civilização.

O livro se realiza através da organização do “V Centenário do Descobrimento do Brasil”, trazendo contribuições que enriquecem debates em torno das relações entre Brasil e Portugal, abordando diferentes tipos de temas, como a língua, a literatura e a história étnica luso-brasileira, entre diversas outras.

Em meio a documentos históricos de arquivos que foram abertos e relidos mais de uma vez, este livro mapeia as razões para a existência da nação brasileira, colocando-a no ideário nacionalista: sentimento de independência, afeição à ordem, civismo e cumprimento de dever moral cristã, caridade, tolerância, honradez, doçura, à procura de um caráter nacional, ou da identidade nacional.

 

Sobre a autora

Maria Bernadete Ramos Flores é professora titular aposentada do Departamento de História da UFSC. Pesquisadora do CNPq 1B. Graduada em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1973), mestre em História – UFSC (1979), doutora em História – PUC/SP (1991), com pós-doutorado – Universidade Nova de Lisboa/University of Maryland (1999-2000) e pós-doutorado – IDAES – Universidad de San Martín (2009-2010). Professora visitante na Universidade de Salamanca (2003). Ano Sabático na University of California – Campus Davis (1994). Prêmio Destaque de Pesquisa – Centro de Filosofia e Ciência Humanas (2010). Dedica-se à pesquisa de História e Arte, Modernidade e Estética, Teoria da Imagem e Teoria da História. Atua na Linha de Pesquisa História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio, do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC. Entre diversos artigos e livros publicados, destacam-se as obras “Tecnologia e estética do racismo: ciência e arte na política da beleza” (2007), pela Argos Editora, e “Xul Solar e Ismael Nery entre outros místicos modernos: sobre o revival espiritual” (2017), pela editora Mercado de Letras.

Veja também

Argos na XI ANPED Sul e XV Encontro ANPUH20/07/16 A XI Reunião Científica da Região Sul (ANPED Sul) terá como tema Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. O evento também será marcado pela inspiração da poesia de Paulo Leminski, nascido na cidade de Curitiba (PR), em 1944. Paulo era poeta de vanguarda, letrista de música popular, escritor, tradutor, professor e......
Argos promove quiz e sorteio 05/05/16 Em decorrência do aniversário da Editora Argos, que completou 24 anos no mês de abril, foi realizada uma dinâmica entre os alunos, técnicos e professores da Universidade. A brincadeira, baseada em seis perguntas, foi realizada......

Voltar para Notícias