A reflexão sobre as políticas urbanas dos “globalizados” anos 1990 que a autora apresenta constitui-se uma importante referência sobre a produção e a gestão das grandes cidades. Curitiba e Barcelona, expressões emblemáticas das novas formatações urbanas do capitalismo contemporâneo, materializam os objetos que foram analisados nessa empreitada. São tratados, com rigor metodológico, aspectos bastante caros à pauta urbana atual, caracterizada pela aparente desregulamentação e pela consequente desmedida empresarial. Assim, a radicalização da cidade como mercadoria, o advento do city marketing e a emergência de um mercado mundial de cidades são enfocados como importantes indicadores de modelo a ser seguido para a promoção das aglomerações urbanas nas escalas local, regional e global. A autora Fernanda Sánchez revela a intensa consonância entre economia e produção social do espaço urbano que se consubstancia na “mútua dependência entre materialização e simbolização”, determinando as “possibilidades históricas de efetivação dos interesses globais e seus agentes na nova especialidade urbana” nesses tempos de expansão excludente. Complementando a leitura crítica das políticas internacionais de promoção e de difusão transescalar de modelo de cidades como conjunto estruturado e estruturante de representações que configuram uma cidade-tipo, o trabalho desveia alguns dos principais determinantes ideológicos e práticos dos novos projetos de renovação urbana nas diversas cidades do mundo contemporâneo. São revelados, por exemplo, os motivos pelos quais um número crescente de governos locais passa a incorporar nas suas pautas administrativas políticas de promoção de suas cidades no âmbito da escala e do mercado mundial.
“O beijo através do atlântico: o lugar do Brasil no panlusitanismo”29/Ago/201929/08/19há 6 anos Quinta-feira, 29 de Agosto de 201929/08/2019Ao lembrar dos acontecimentos do “IV Centenário do Descobrimento do Brasil”, em 1900, onde foi realizada a comemoração do Brasil como um país independente, a obra aborda que o evento foi imerso em concursos de hinos, desfiles militares, cortejos, congressos, banquetes, tudo isso para celebrar o seu descobrimento. Esse festival tinha como significado o crescimento e......
Editora Argos representa Chapecó na 13ª Festa do Livro em Medellín10/Set/201910/09/19há 6 anos Terça-feira, 10 de Setembro de 201910/09/2019Entre os dias 6 e 15 de setembro, a cidade de Medellín, na Colômbia, realiza a sua 13ª Festa do Livro e da Cultura, que neste ano contará com a presença de dezenas de autores nacionais e internacionais. Para representar a......
Editora Argos dá início à promoção de volta às aulas10/Fev/201710/02/17há 8 anos Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 201710/02/2017Trazendo todo o catálogo Argos com descontos de até 60%, o objetivo é incentivar a leitura de obras científicas, visando o melhor desempenho dos acadêmicos na universidade. A promoção estará......