Postado em 06 de Novembro de 2020 às 16h20

“Partidos, eleições e votos”

Notícias em destaque (318)

Estamos em período eleitoral, aproveitamos e trouxemos como dica de leitura a obra “Partidos, eleições e votos”, organizada por Monica Hass. O livro tem o objetivo de fazer uma avaliação preliminar a respeito do comportamento político-eleitoral no oeste de Santa Catarina, tendo presente as mudanças na conduta do eleitor, tanto no âmbito regional quanto nacional, destacando os critérios definidores da escolha dos candidatos por parte do eleitorado, polarizando a discussão entre o voto pessoal e o voto partidário.

Todas as pesquisas presentes na obra são vinculadas ao Programa de Pesquisa de Opinião e Análise do Comportamento Eleitoral e ao Grupo de Pesquisa Comportamento Político e Cidadania do então Centro de Ciências Humanas e Sociais da Unochapecó. A finalidade desses estudos foi viabilizar um canal de divulgação de trabalhos, realizados acerca do comportamento eleitoral, participação política e outras questões envolvendo o tema. Com o objetivo de tornar acessível aos interessados pela temática “política”, as pesquisas realizadas por professores e estudantes no âmbito da Universidade e em outras Instituições de Ensino.

O desenvolvimento da obra tem grande contribuição para a compreensão interdisciplinar da política, trazendo reflexões que dizem respeito às ações humanas e políticas, abrindo, assim, as portas para diversas discussões que visam uma sociedade mais democrática e de cultura política mais participativa. 

Sobre a organizadora

Monica Hass é graduada em Comunicação Social (Jornalismo), mestre e doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Chapecó. É autora de livros e artigos sobre poder local, cultura política e democracia.

Veja também

Parques tecnológicos: estratégias para estruturação de um ecossistema de inovação e desenvolvimento regional09/10/20 A obra "Parques tecnológicos: estratégias para estruturação de um ecossistema de inovação e desenvolvimento regional" aborda as áreas de inovação, mais especificamente, os Parques Científicos e Tecnológicos, o modelo de tríplice hélice e os sistemas regionais de inovação como vetores do processo de......
25 de julho, Dia Nacional do Escritor25/07/16 Em 1960, a União Brasileira de Escritores, por meio de seu presidente, João Peregrino Júnior, e pelo seu vice-presidente, o escritor Jorge Amado, instituiu, em 25 de julho, o Dia Nacional do Escritor. A data tem a finalidade de mostrar a......

Voltar para Notícias