Postado em 22 de Novembro de 2016 às 16h20

“Planejamento Urbano no Brasil: conceitos, diálogos e práticas”

Notícias em destaque (318)
A obra “Planejamento Urbano no Brasil: conceitos, diálogos e práticas” faz uma reflexão sobre a ação urbanista nas cidades do País. O campo disciplinar do planejamento urbano, conforme o organizador Elson Manoel Pereira, precisa apresentar análises que possam explicar e mostrar as possibilidades e os limites das intervenções em contextos complexos e singulares.
Pereira explica que, nos “[...] países centrais, o planejamento urbano passa igualmente por um momento de inflexão: após a resolução do déficit habitacional, principalmente na Europa, problemas de integração e a busca de maior participação da população nas questões urbanas se impõem ao debate.” Por meio desta obra, busca-se a resolução desses problemas habitacionais, fazendo uma análise complexa do planejamento funcionalista e modernista da década de 1960. O livro foi constituído a partir de informações que surgiram em um seminário em Florianópolis, com a participação de convidados com pleno entendimento dessa área.

Veja também

“Ciclos econômicos regionais: modernização e empobrecimento no Extremo Oeste catarinense”04/07/19 Em meio a terras hospedadas por pequenas propriedades de agricultura familiar no Oeste Catarinense, a obra inicia um estudo histórico-cultural abordando desde o período de colonização até os dias atuais, mostrando como o passar do tempo influenciou parte do sistema de rotação de terras que contribuiu aos poucos para a redução da produtividade......

Voltar para Notícias