Postado em 06 de Agosto de 2019 às 16h24

Unochapecó realiza nomeação da Biblioteca

Notícias em destaque (318)

Gabriel Kreutz*

A Biblioteca da Unochapecó é conhecida por possuir um dos maiores acervos do oeste catarinense, com mais de duzentos mil títulos. Porém, o abrigo de tanto conhecimento, em 49 anos da Instituição, ainda não possuía uma designação específica. Agora, como forma de homenagear uma das professoras mais queridas e célebres que já passaram pela Unochapecó, o espaço passará a se chamar Biblioteca Prof.ª Oneida Belusso. A cerimônia de nomeação e homenagem in memoriam será realizada na próxima terça-feira (06/08), às 16h, na Biblioteca.

A proposta de nomear a Biblioteca foi sugerida pela gestão da Universidade, e aprovada pelo Conselho Universitário (Consun), que entendeu a importância de realizar tal homenagem para uma pessoa que teve toda sua vida dedicada ao ensino e formação de profissionais. “A professora Oneida foi, para todos que conviveram com ela, um exemplo de docente, de ser humano e de apaixonada pelas letras e livros”, conta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

Mais do que ter uma referência para identificar a Biblioteca, a ideia é que o exemplo da professora se perpetue entre todos e contribua no importante papel de ser um espaço de estudos e ampliação do conhecimento. “Creio que a unanimidade no Conselho Universitário e o brilho nos olhos dos conselheiros confirmaram o acerto na homenagem à querida professora Oneida, que prestamos com esta singela atitude. Estamos muito felizes por termos a oportunidade, de agora em diante, de nos referirmos à nossa Biblioteca com a denominação de Biblioteca Prof.ª Oneida Belusso”, conclui o reitor.


Vida dedicada ao bem e aos livros

Amante dos livros e da escrita, dotada de simpatia e generosidade, a professora Oneida Maria Ragnini Belusso atuou por 37 anos na Unochapecó. Ela ministrou aulas nos mais diversos cursos e também foi revisora de textos da Editora Argos.

Possuía graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1976); graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1979); especialização em Educação Popular e Compreensão da Realidade Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1991); especialização em Língua Portuguesa Redação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982) e mestrado em Educação pelo Instituto Pedagógico Latinoamericano Y Caribeno (2000).

 

* Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) – Unochapecó.

Veja também

ABEU leva experiência das feiras literárias para dentro de casa02/07/20 De 01 a 08 de julho a Associação Brasileiras das Editoras Universitárias (ABEU) vai levar a experiência de uma feira literária para dentro da casa dos leitores. A 1ª Feira Virtual das Editoras Universitárias é mais uma iniciativa criada em apoio às suas associadas, realizada no âmbito da campanha O livro nos aproxima, e pensada para estimular a......
Promoção Argos17/04/18 O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado anualmente em 18 de abril, a data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento do escritor, considerado um dos mais importantes da......

Voltar para Notícias