Postado em 06 de Agosto de 2019 às 16h24

Unochapecó realiza nomeação da Biblioteca

Notícias em destaque (318)

Gabriel Kreutz*

A Biblioteca da Unochapecó é conhecida por possuir um dos maiores acervos do oeste catarinense, com mais de duzentos mil títulos. Porém, o abrigo de tanto conhecimento, em 49 anos da Instituição, ainda não possuía uma designação específica. Agora, como forma de homenagear uma das professoras mais queridas e célebres que já passaram pela Unochapecó, o espaço passará a se chamar Biblioteca Prof.ª Oneida Belusso. A cerimônia de nomeação e homenagem in memoriam será realizada na próxima terça-feira (06/08), às 16h, na Biblioteca.

A proposta de nomear a Biblioteca foi sugerida pela gestão da Universidade, e aprovada pelo Conselho Universitário (Consun), que entendeu a importância de realizar tal homenagem para uma pessoa que teve toda sua vida dedicada ao ensino e formação de profissionais. “A professora Oneida foi, para todos que conviveram com ela, um exemplo de docente, de ser humano e de apaixonada pelas letras e livros”, conta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

Mais do que ter uma referência para identificar a Biblioteca, a ideia é que o exemplo da professora se perpetue entre todos e contribua no importante papel de ser um espaço de estudos e ampliação do conhecimento. “Creio que a unanimidade no Conselho Universitário e o brilho nos olhos dos conselheiros confirmaram o acerto na homenagem à querida professora Oneida, que prestamos com esta singela atitude. Estamos muito felizes por termos a oportunidade, de agora em diante, de nos referirmos à nossa Biblioteca com a denominação de Biblioteca Prof.ª Oneida Belusso”, conclui o reitor.


Vida dedicada ao bem e aos livros

Amante dos livros e da escrita, dotada de simpatia e generosidade, a professora Oneida Maria Ragnini Belusso atuou por 37 anos na Unochapecó. Ela ministrou aulas nos mais diversos cursos e também foi revisora de textos da Editora Argos.

Possuía graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1976); graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1979); especialização em Educação Popular e Compreensão da Realidade Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1991); especialização em Língua Portuguesa Redação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982) e mestrado em Educação pelo Instituto Pedagógico Latinoamericano Y Caribeno (2000).

 

* Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) – Unochapecó.

Veja também

“Exercícios críticos: leituras do contemporâneo”18/07/16 Do rodapé dos jornais para a sala de aula. Este é o caminho da crítica literária, conforme aponta João Cezar de Castro Rocha. O problema reside em deixar a crítica apenas relegada a este espaço: o da discussão acadêmica. Em “Exercícios críticos”, há uma tentativa de aproximar a crítica de outros espaços, para......
Argos presente em evento internacional26/07/18 A professora da Unochapecó e coordenadora da Editora Argos, Rosane Silveira, participou no mês de junho, deste ano, do II International Symposium on Teaching Portuguese as an Additional Language (II SINEPLA – Simpósio Internacional......

Voltar para Notícias