Postado em 13 de Dezembro de 2017 às 16h20

“Leituras desauratizadas. Ensaios provisórios, tempos precários”

Notícias em destaque (318)

A Editora Argos recebeu o escritor João Cezar de Castro Rocha, autor de “Leituras desauratizadas. Tempos precários, ensaios provisórios”. A obra foi lançada durante a palestra “Contribuições da Crítica Literária para a Leitura do Presente”. O encontro ocorreu no Auditório do Bloco G da Unochapecó, na primeira semana de dezembro, e reuniu acadêmicos e comunidade.

Segundo o autor, o livro reúne textos que publicou nos últimos quatro anos sobre as leituras do mundo contemporâneo, sempre procurando entender os processos produtivos da nossa sociedade. “Atualmente vivemos uma situação difícil, onde é preciso transformar a precariedade cultural em estímulo intelectual”, afirma. João Cezar expõe nesse livro uma visão diferente para como se lê, a exemplo de obras anteriores, como em “Uma esquizofrenia produtiva: da prática a teoria”, que traz o sentido de que a leitura depende do leitor e a relação que ele faz com textos para haver uma compreensão.

Os textos partem do princípio de olhar os outros lendo, para mudarmos nossos hábitos, assim como abordam acerca da posição da leitura e dos gestos de todo leitor diante de um texto. Os textos são originalmente vindos do jornal Rascunho, no qual o autor escrevia, mantendo o hábito do jornalismo cultural, e o resultado disso é o livro que dá um bom vislumbre de si próprio, para repensar hábitos e compreender de melhor forma textos e entre outros escritos. O autor entende que, por ter escrito boa parte dos ensaios em série, manteve o diálogo com o leitor durante meses sobre o mesmo tema, em que se coloca em cena uma das suas principais contribuições para os estudos literários: pensar a crítica como leitura, e a partir dela aproximar-se da história e da teoria.

João Cezar de Castro Rocha é considerado um dos pensadores mais ativos das discussões atuais. O escritor participa também frequentemente do debate público no Brasil e atua em pesquisas sólidas a respeito de autores como Machado de Assis, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Oswald de Andrade.

Veja também

Argos realiza Festa do Livro Virtual28/04/20 Este ano o aniversário da Argos será diferente, para comemorar seus 28 anos de trajetória, a Editora Argos da Unochapecó promove a Festa do Livro Virtual. Detentora de um catálogo com mais de 400 obras publicadas em formato impresso e digital, e especializada em divulgar pesquisas produzidas na Unochapecó, a Argos se destaca no mercado como a editora universitária que......
“Formação humana na sociedade do espetáculo”21/05/19 A obra “Formação humana na sociedade do espetáculo”, lançamento da Argos em parceria com a Editora da Unesc, esclarece uma ideia de cruzamento entre os aspectos fundamentais da educação e a sociedade do......

Voltar para Notícias