Postado em 09 de Julho de 2020 às 16h21

A Fundeste e o ensino superior no oeste catarinense

Notícias em destaque (318)

Este livro é o resultado da pesquisa em documentos, leituras e encontros, trazendo diferentes olhares sobre a história da Fundação que levou o nome de Fundeste, criada em 4 de julho de 1970, com o objetivo de ofertar cursos de Ensino Superior na região. Essa trajetória levou à constituição da Unochapecó, a partir da qual foram criados o Instituto Goio-En e a Farmácia Escola. A criação se deu com o movimento de lideranças comunitárias, políticas, empresariais, estudantes e da população que ansiava e desejava o Ensino Superior na região. Daquele momento até agora são mais de 44 cursos de graduação, proporcionando à comunidade mais de 33 mil profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. A Fundeste, por meio de suas três mantidas – a Unochapecó, a Farmácia Escola e o Instituto Goio-En – tem proporcionado um desenvolvimento educacional e técnico da maior importância, e como o seu próprio nome sugere, tornou-se símbolo no desenvolvimento da região oeste de Santa Catarina.

A Fundeste, sem sombra de dúvidas, é uma instituição planejada e construída com o trabalho de milhares de profissionais, gestores, docentes, técnicos, estudantes e pela comunidade. Cada curso, área, programa, diretoria, poderia render páginas e páginas de história, por isso, ao revisitar o passado tem-se a oportunidade de pensar nas dores e angústias vivenciadas nos momentos difíceis e desafiadores, mas, sobretudo, da alegria dos milhares de egressos que tiveram a oportunidade de transformar suas vidas após cursar o Ensino Superior, de pensar que o conhecimento é um mar de possibilidades.

Pensando no melhor para vocês, neste momento, nós, da Editora Argos, disponibilizamos o livro em formato e-Book PDF para download! Para baixar é simples, entre no site da Argos (http://www.editoraargos.com.br/), clique na aba e-Books, depois na opção Grátis e realize o download. Nesta mesma página você tem outras opções de e-Books gratuitos, aproveite e escolha o melhor para você!


Sobre os organizadores

André Luiz Onghero: graduado em História, pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), especialista em História: Cidade, Cultura e Poder, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), e mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Historiador do CEOM/Unochapecó.

Mirian Carbonera: graduada em História, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), especialista em Arqueologia, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/campus Erechim), mestre em História, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e doutora em Arqueologia, pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP). Professora do mestrado de Ciências Ambientais e coordenadora do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó).

 

 Sobre os autores

Arlene Renk: graduada em Letras, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutora em Antropologia, pelo Museu Nacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), atuando nos programas stricto sensu de Ciências Ambientais, Direito e Políticas Públicas e Dinâmicas Regionais.

Claudio Alcides Jacoski: atual reitor da Unochapecó, graduado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Gestão e Liderança Universitária, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestre em Engenharia Civil e doutor em Engenharia da Produção, pela UFSC. É professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), atuando nos programas stricto sensu de Tecnologia e Gestão da Inovação e Contabilidade e Administração.

Odilon Luiz Poli: graduado em Pedagogia, pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), mestre e doutor em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou na gestão universitária como pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, vice-reitor de Graduação e reitor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da Unochapecó.

Silvana Winckler: graduada em Direito, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialista em Direito Processual e Ciências Jurídicas, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Direito pela UFSC e doutora em Direito pela Universidade de Barcelona. Professora Titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), atuando nos programas stricto sensu de Ciências Ambientais e Direito.

Vincenzo Francesco Mastrogiacomo: graduado em Engenharia Química, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), com 40 anos de experiência no setor industrial, desenvolvendo trabalhos nas áreas de qualidade, produção e direção. Atualmente é presidente da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste).

Veja também

Dia do Professor e do Técnico Administrativo09/10/17 No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data que homenageia os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento de todos. Como sabemos, essa profissão é uma das mais importantes do mundo, ou a mais, por ser necessária na transmissão correta de conhecimentos precisos para formar um bom profissional. Não menos importante,......
Autor da Argos na coluna do jornal O Globo29/11/19  No dia 24 de novembro, Roberto Acízelo de Souza, autor da obra “E a literatura, hoje?”, foi mencionado na coluna do jornalista Merval Pereira, após o recebimento do prêmio Senador José Ermírio de Moraes,......
Promoção especial de aniversário da Argos19/04/18 No mês de abril é comemorado o Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor, mas, para a Unochapecó, este mês tem mais um significado especial. A Argos Editora da Unochapecó completa 26 anos de atuação no mercado......

Voltar para Notícias