Postado em 21 de Dezembro de 2018 às 16h10

“Desafios políticos e epistemológicos da formação continuada”

Notícias em destaque (318)

Esta obra é um projeto desenvolvido através de pesquisas sobre a educação continuada. Todos os textos foram desenvolvidos com referência ao longo dos vinte anos do município de Chapecó (oeste catarinense) e o desenvolvimento do livro foi financiado com recursos da Fapesc e da Unochapecó.

Os autores aqui presentes, Ricardo Rezer, Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Leonel Piovezana, Ireno Antônio Berticelli, Nadir Castilho Delizoicov, Odilon Luiz Poli, Edivaldo José Bortoleto, Ivo Dickmann, Bruna Larissa Cecco e Daniela Dal-Cin, contribuíram para uma importante pesquisa analítica do desenvolvimento educacional municipal, trazendo uma forma mais abrangente de pensar na educação.

O principal objetivo da obra é identificar e compreender os desafios políticos e epistemológicos que emergem no processo de formação continuada de professores da educação básica. Essa formação continuada de professores é uma grande oportunidade para ambas as instituições, possibilitando a prática docente tanto na universidade quanto na escola. Essas duas formas de ensino são independentes entre si, o que coloca fragilidades na tentativa de fortalecer a aproximação e criar um vínculo entre elas. A obra busca construir novas possibilidades, tornando o desenvolvimento do trabalho um grande desafio contemporâneo. Através desses desafios, os autores procuram avaliar os problemas existentes na educação e questionar a melhor forma de combater esses obstáculos do cotidiano. 

A obra está disponível no site da Argos no formato PDF e é possível acessá-la gratuitamente: http://www.editoraargos.com.br

Veja também

“Exercícios críticos: leituras do contemporâneo”18/07/16 Do rodapé dos jornais para a sala de aula. Este é o caminho da crítica literária, conforme aponta João Cezar de Castro Rocha. O problema reside em deixar a crítica apenas relegada a este espaço: o da discussão acadêmica. Em “Exercícios críticos”, há uma tentativa de aproximar a crítica de outros espaços, para......
“Há uma gota de sangue em cada museu”14/06/16 “Há uma gota de sangue em cada museu” é uma obra escrita pelo professor Mario de Souza Chagas, mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutor em Ciências Sociais pela......
Coleção Debates17/10/17 Essa coleção traz temas que, dentro do cenário nacional, causam debates e opiniões diferentes. As obras vêm com essa premissa de mostrar temas que necessitam de algum tipo de debate e formação própria de......

Voltar para Notícias