Postado em 30 de Junho de 2016 às 16h23

Divulgados vencedores do Prêmio Rio de Literatura

Notícias em destaque (318)
O Governo do Rio de Janeiro e a Fundação Cesgranrio divulgaram os vencedores da primeira edição do Prêmio Rio de Literatura. Beatriz Bracher conquistou o prêmio da categoria Ficção, na modalidade Melhor Obra Publicada, com o livro Anatomia do paraíso (Editora 34), enquanto Antonio Arnoni Prado ficou com o primeiro lugar na categoria Ensaio, com o livro Dois letrados e o Brasil Nação (Editora 34). Cada um receberá R$ 100 mil. Izabela Guerra Leal foi a vencedora da modalidade Melhor Novo Autor Fluminense, com o inédito A intrusa, e receberá R$ 10 mil, além de mil exemplares do seu livro, que será editado e distribuído para bibliotecas públicas e comunitárias do estado.
Já na sua primeira edição, o prêmio abre um precedente e concede a Clara Ferrer – autora do também inédito Amores monstruosos – Menção Honrosa Novo Autor Fluminense, categoria não prevista em regulamento. Clara não leva nenhum prêmio em dinheiro, mas também terá seu livro editado. A justificativa para a medida, segundo o júri, foi a qualidade das obras inéditas inscritas no prêmio. Ao todo, o prêmio recebeu 600 inscrições; só na categoria Novo Autor Fluminense para a qual eram exigidas obras inéditas, foram quase 200 inscrições.
Embora os dois títulos premiados nas categorias principais tenham sido editados pela 34, a organização do prêmio ressalta que foram avaliadas obras de editoras como Companhia das Letras, Record, Rocco, Intrínseca, Planeta, Zahar, LeYa, entre outras.
A obra “Variações sobre o mesmo tema: ensaios de crítica, história e teoria literária”, do autor Roberto Acízelo de Souza e publicada pela Argos Editora da Unochapecó, foi uma das finalistas do Prêmio, na categoria Ensaio.
A cerimônia de entrega será realizada no próximo dia 11, às 17h, na sede da Fundação Cesgranrio (Rua Santa Alexandrina, n. 1011, Rio Comprido – Rio de Janeiro/RJ).

Veja também

Livro retrata tradição dos produtos coloniais16/03/16 Salame, queijo, pão caseiro, vinho e pé de moleque. Além de deliciosos, esses alimentos são muito tradicionais, e quase sempre estão na mesa de quem mora no oeste catarinense. A produção desses alimentos ocorre......

Voltar para Notícias