Postado em 18 de Julho de 2016 às 16h20

“Exercícios críticos: leituras do contemporâneo”

Notícias em destaque (318)

Do rodapé dos jornais para a sala de aula. Este é o caminho da crítica literária, conforme aponta João Cezar de Castro Rocha. O problema reside em deixar a crítica apenas relegada a este espaço: o da discussão acadêmica. Em “Exercícios críticos”, há uma tentativa de aproximar a crítica de outros espaços, para além da sala de aula das universidades.
Diante deste desafio, o autor coloca outro: o de tornar-se bilíngue em seu próprio idioma; ou, como ele denomina no decorrer de suas discussões, a esquizofrenia produtiva. Esta necessidade de levar a crítica a diferentes espaços, a produção a partir da leitura, diz João Cezar, faz com que tenhamos que aprender a lidar com diferentes linguagens em diferentes espaços. A velocidade com que se propaga informação é algo fantástico e desafiador ao mesmo tempo. A crítica encontra seu lugar, diante desta realidade, na esquizofrenia produtiva.
“Exercícios críticos: leituras do contemporâneo” é resultado de uma seleção feita pelo autor com textos seus inicialmente publicados em jornais e que agora vêm juntos trazer esta discussão importante sobre a leitura e produção a partir dela. É um livro que promove ótimas discussões e instiga para muitas outras, não apenas no espaço acadêmico, mas no cotidiano e nas discussões do dia a dia, lugar onde se quer a literatura e sua grandeza.

Para adquirir acesse: http://goo.gl/If3HLi


Veja também

“Mulheres aprisionadas: as drogas e as dores da privação da liberdade”20/09/18 O livro “Mulheres aprisionadas: as drogas e as dores da privação da liberdade”, publicado pela Argos Editora da Unochapecó, pretende mostrar o desenvolvimento de um trabalho realizado durante o curso de mestrado da autora, Marli Canello Modesti, procurando demonstrar os fenômenos do encarceramento feminino e os reflexos desse aprisionamento na vida familiar e afetiva, tanto......
Argos na XI ANPED Sul e XV Encontro ANPUH20/07/16 A XI Reunião Científica da Região Sul (ANPED Sul) terá como tema Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. O evento também será marcado pela inspiração da poesia de......

Voltar para Notícias