Postado em 16 de Maio de 2019 às 16h10

“Educação e experiência estética: desencantamento do conceito educativo”

Notícias em destaque (318)

Alex Sander da Silva é editor, escritor e professor pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), possui experiência na área de Filosofia da Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação e Teoria Crítica da Educação, Educação Étnico Racial, Formação Cultural, Ética e Estética na Educação.

Sua obra, “Educação e experiência estética: desencantamento do conceito educativo”, foi publicada pela Argos em parceria com a Editora da Unesc. Neste livro o autor estimula o leitor a entender os elementos opostos nos processos culturais, sociais e educacionais, obtendo um pensamento filosófico, identificador e crítico. “O esforço de Alex é pensar a educação dentro de seu limite, sem por isso abandonar sua possibilidade”, afirma Nadja Hermann no prefácio da obra.

A obra de Alex aborda a concepção de Theodor W. Adorno sobre o desencantar da educação, tornando-se tão fundamental para a reflexão educacional que a expressão foi tomada de empréstimo pelo autor para constituir o título do livro, evidenciando a tensão dialética no eixo da educação. Alex comenta que o desencantar a educação é possibilitar a superação da apática limitação do próprio conceito, derivado da diminuição da identidade cientificista e pragmatista.

Veja também

Argos realiza ação no campus São Lourenço24/04/19 Nesta quinta-feira, 25 de abril, a Argos Editora da Unochapecó e a Livraria Universitária estarão presentes no campus São Lourenço, a partir das 18h, no Hall de entrada. Todas as obras da Editora Argos estarão com descontos de até 70%. Participe e concorra a um megakit com produtos da Argos e da Livraria Universitária. Os descontos são válidos......
V Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa01/11/18 A professora da Unochapecó e coordenadora da Editora Argos, Rosane Silveira, participou da quinta edição das Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa, na Finlândia. O evento foi realizado na Universidade de Helsinque.......

Voltar para Notícias