Postado em 16 de Agosto de 2018 às 16h23

Filósofos que marcaram o mundo

Notícias em destaque (318)

Platão: Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso. O mundo espiritual é mais elevado, eterno, no qual o que existe verdadeiramente são as ideias, que só a razão pode conhecer.

Aristóteles: Ao contrário de Platão, Aristóteles estudou principalmente o mundo físico. Ele foi um dos primeiros cientistas, fazendo várias observações sobre biologia e medicina. Também desenvolveu a famosa lógica aristotélica, que ajuda a distinguir entre bons e maus argumentos.

Sun Tzu: É conhecido por ter escrito o livro A Arte da Guerra, que explica como vencer na guerra (e na vida). Muito mais que estratégia militar, Sun Tzu criou toda uma filosofia de vida nesse livro.

Immanuel Kant: Questionava os limites do conhecimento humano e estudou a forma como a mente funciona. Kant também sugeriu que uma ação não é boa se o motivo não é bom.

René Descartes: Ele foi mais longe que muitos filósofos e duvidou de tudo, até de sua própria existência. Descartes procurou uma base sólida para tudo em que acreditava. Foi assim que ele chegou à conclusão: “penso, logo existo”.

Confúcio: Suas ideias são a base do Confucionismo. Confúcio se preocupava com a forma como se deve viver. Confúcio foi um dos primeiros defensores do lema “não faça aos outros o que você não quer que façam a si”.

Montesquieu: Ele estudou sistemas políticos e procurou entender como se formavam. Ele também se interessou pela forma como uma sociedade se organiza. E defendia a ideia da separação entre poderes. Ele acreditava que ninguém deveria ter todo poder em um país, porque isso levava a abusos.

A Argos possui diversas publicações impressas e digitais sobre o assunto, entre em nosso site e acompanhe algumas dessas grandes obras.

(http://www.editoraargos.com.br/farol/editoraargos/catalogo/livros-fisicos/ciencias-humanas/direito-e-filosofia/8261/ )

Veja também

Ensino da língua italiana é abordado em livro06/07/16 “Estudos italianistas: ensino e aprendizagem da língua italiana no Brasil” trata de temas conectados especificamente ao ensino e a aprendizagem da língua italiana no País. É um estudo que propõe uma perspectiva sobre a linguagem formal e a linguística aplicada, lançando pontos de vista direcionados a aprendizes, professores, pesquisadores e tradutores.A......
Unochapecó realiza nomeação da Biblioteca06/08/19 Gabriel Kreutz* A Biblioteca da Unochapecó é conhecida por possuir um dos maiores acervos do oeste catarinense, com mais de duzentos mil títulos. Porém, o abrigo de tanto conhecimento, em 49 anos da Instituição, ainda......

Voltar para Notícias