Postado em 04 de Maio de 2016 às 16h24

Obra “Revelando o Contestado” é lançada em cidades catarinenses

Notícias em destaque (318)
No mês de março, o livro “Revelando o Contestado: as fotografias na história do centenário da guerra” foi apresentado em várias cidades catarinenses. A obra foi publicada pela Argos Editora da Unochapecó, em parceria com o Centro de Memória do Oeste Catarinense (CEOM) da Universidade. O lançamento ocorreu nas cidades de Canoinhas, Mafra, Timbó Grande, Porto União, Joaçaba, Curitibanos e Lebon Régis.
Os lançamentos procuram divulgar a publicação e promover o debate acerca do centenário da Guerra do Contestado por meio de palestras a respeito do tema. O livro fotográfico faz parte dos resultados do projeto “Contestado: desvendando os 100 anos da guerra”, lançado em 2011. A idealização foi do deputado federal Pedro Uczai e desenvolvido por instituições universitárias e culturais da região, a fim de registrar histórias.
A organização do livro é de Delmir José Valentini, Gerson Witte, Mirian Carbonera, Ademir Miguel Salini e André Luiz Onghero, com tradução para o inglês de Elisa Rosalen. Nele são apresentadas fotografias históricas e contemporâneas, provenientes de um concurso de fotografias com ampla participação, além de fotografias produzidas especialmente para a publicação. A distribuição do livro é gratuita para instituições de ensino. A versão digital do livro também está disponível para download gratuito no site da Editora Argos.
Com o apoio financeiro da Caixa Econômica Federal, a atividade foi executada pela Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste, através do Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM/Unochapecó), em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Chapecó. O projeto contou também com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Contestado (UNC), Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), deputado federal Pedro Uczai e Fundação Memória Viva do Contestado.

Veja também

Argos lança reedição do livro “Pesquisa em educação: métodos e epistemologias”29/05/18 A obra “Pesquisa em educação: métodos e epistemologias” vai receber sua 3º reedição no ano de 2018 em formato e-Book. Nela, o autor Silvio Sánchez Gamboa realiza uma investigação sobre matrizes filosóficas e os marcos epistemológicos da pesquisa em educação no Brasil. Reunindo as teses de mestrado e doutorado......
“Do mito das Musas à razão das Letras”21/12/17 Publicado em 2015 pela Argos Editora da Unochapecó, o livro reúne textos representativos e reflexivos sobre práticas literárias no período entre o século VIII a.C. ao XVIII da nossa era. De acordo com Roberto......

Voltar para Notícias