Postado em 05 de Setembro de 2016 às 16h24

Roberto Acízelo de Souza conversa com alunos sobre o livro “Do mito das Musas à razão das Letras”

Notícias em destaque (318)
Na última terça-feira (30/08), o escritor Roberto Acízelo de Souza participou da aula magna do curso de Letras da Unochapecó. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com o autor sobre o livro “Do mito das Musas à razão das Letras”, vencedor de um dos principais prêmios de literatura do País, o Prêmio Jabuti.
Publicado em 2015 pela Argos Editora da Unochapecó, o livro reúne textos representativos e reflexivos sobre práticas literárias no período entre o século VIII a.C. ao XVIII da nossa era. De acordo com Roberto Acízelo de Souza, a proposta surgiu para suprir uma necessidade de reunir uma grande quantidade de conteúdos que em alguns casos não haviam sido publicados ou traduzidos. “O acesso desses textos tornou-se mais rápido e simples. É uma ferramenta muito útil para o magistério das letras”, afirma.
O autor ressalta que o apoio da Argos em todo o processo de publicação do conteúdo foi fundamental para o reconhecimento deste. “Fui muito feliz em ser acolhido. Não é fácil bater na porta de uma editora e ser aceito. Admirei o catálogo da Argos por muito tempo e tenho orgulho de fazer parte dele”, comenta. O processo de pesquisa para o livro durou dois anos, e a Editora finalizou-o em um período de três meses.
De acordo com a coordenadora da Editora, Rosane Natalina Meneghetti Silveira, o trabalho realizado através do livro qualifica o conteúdo disponibilizado pela Argos. “O professor Acízelo é uma referência. Todos os trabalhos que ele publica através da Argos são muito sérios e relevantes”, conclui.
O objetivo da aula inaugural foi inspirar e incentivar os estudantes a produzirem conteúdos literários. “Muitas vezes, temos a presença de profissionais inspiradores dentro da Universidade. Queremos passar essas histórias para os estudantes, para que eles também queiram desenvolver suas potencialidades através da literatura”, afirma a coordenadora do curso de Letras, Marcia de Souza.


Veja também

Crise nas Humanidades: por que o trabalho de João Cezar de Castro Rocha importa16/07/19 Em seu livro mais recente, “Leituras Desauratizadas: Tempos Precários, Ensaios Provisórios”, João Cezar de Castro Rocha fala sobre alguns dos autores e temas que se tornaram muito importantes em seu trabalho ao longo das últimas duas décadas: Machado de Assis e Shakespeare, jornalismo cultural e xadrez, museus e o atual estado da Crítica Literária (um dia......
Lançamento do livro “Variações sobre o mesmo tema”02/09/16 Na noite da última segunda-feira (29/08), a Editora Argos, em parceria com o Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), promoveu o evento de lançamento do livro “Variações sobre o mesmo tema: ensaios de......

Voltar para Notícias