Postado em 25 de Abril de 2017 às 16h23

Editora Argos comemora 25 anos de história

Notícias em destaque (318)

A necessidade de conhecer e entender a história de Chapecó motivou, há 25 anos, a criação da Editora Argos. Especializada em publicar e divulgar pesquisas produzidas na Unochapecó, a marca se destaca no mercado como a editora universitária que mais possui publicações sobre a região. Os primeiros livros “A luta da erva”, de Arlene Renk, e “A história que fazemos”, de Hilda Beatriz Dmitruk, intensificam o compromisso da editora com a comunidade. Para celebrar essa trajetória, durante a última semana de abril, os livros da Argos estarão com até 60% de desconto no site da editora e na Livraria Universitária da Unochapecó.

De acordo com a coordenadora da Argos, professora Rosane Silveira, um dos objetivos da editora é incentivar a produção e edição de obras que contribuam com o desenvolvimento da região. Segunda ela, a Argos é o caminho para que pesquisadores publiquem e compartilhem seus estudos, contribuindo com a transformação da comunidade. “As obras são relacionadas a acontecimentos históricos, abordagens políticas e conflitos sociais, que fizeram e fazem parte da realidade da região”.

Para Caroline Kirschner, assistente editorial da Argos, a editora tem incentivado e convidado professores da Unochapecó e de outras universidades do País a apresentarem suas obras para avaliação. “Ao mesmo tempo que publicamos textos sobre as questões que constituem a região, que são mais de 60 títulos, também publicamos obras que contribuem em várias áreas”.

Em 2015, a Argos conquistou o Prêmio Jabuti, um dos principais prêmios literários do Brasil, na categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramática –Câmara Brasileira do Livro. A obra vencedora, “Do mito das Musas à razão das letras: textos seminais para os estudos literários (século VIII a.C. - século XVIII)”, é do autor Roberto Acízelo de Souza. O livro também foi o vencedor do Prêmio ABEU na categoria Humanidades e finalista do Prêmio Rio de Literatura.

Atualmente, a editora trabalha com sete linhas editoriais: Grandes Temas, Didáticos, Regionais, Perspectivas, Debates, Coleção Sul (ABEU-Sul) e E-book. Seu acervo conta com aproximadamente trezentos títulos, de autores da Unochapecó e também de outras universidades e outros países, como Giorgio Agamben, Roger Chartier, Susan Buck-Morss e Mario Perniola.

Veja também

V Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa01/11/18 A professora da Unochapecó e coordenadora da Editora Argos, Rosane Silveira, participou da quinta edição das Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa, na Finlândia. O evento foi realizado na Universidade de Helsinque. As Jornadas Pedagógicas têm como objetivo geral promover a troca de experiências e conhecimentos científicos entre professores e......
Já pensou em comprar um e-book?14/11/17 Com a era digital e as pessoas cada vez mais conectadas, os e-books vêm ganhando espaço no mercado editorial. Com várias vantagens comparados com os livros físicos, os e-books contam com praticidade de armazenamento, preços......
Argos lança obra no II Congresso Ibero-Americano12/05/16 Durante os dias 18, 19 e 20 de maio de 2016, acontece o II Congresso Ibero-Americano, que em sua segunda edição pauta a temática Políticas de Formação nestes países. O Congresso coloca em debate questões......

Voltar para Notícias